política

Ministra de Lula será 1ª brasileira a assumir presidência de Fundo Internacional

Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara será primeira brasileira a assumir liderança do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 31/05/2024 às 10:18
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Nesta quarta-feira (29), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi eleita presidente do Conselho Executivo do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac) durante uma assembleia-geral.

SONIA GUAJAJARA ASSUME PRESIDÊNCIA DO FILAC

Sonia Guajajara é a primeira brasileira a liderar o Filac, uma organização que inclui países da América Latina, além de Portugal, Espanha e Bélgica.

O fundo se dedica a apoiar o desenvolvimento de 826 povos indígenas na América Latina, que somam aproximadamente 58,2 milhões de pessoas.

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores destacou que Guajajara trabalhará em estreita colaboração com governos e organizações para promover o desenvolvimento dos povos indígenas, visando uma região mais justa e sustentável.

Guajajara, membro do povo Guajajara/Tenetehára, é uma conhecida ativista dos direitos indígenas e a primeira mulher indígena a ocupar o cargo de ministra de Estado no Brasil.

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor