luto

Morre a economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos

Matemática, professora e educadora social tinha 94 anos e deixa dois filhos, dois netos e bisneto.

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 08/06/2024 às 12:46
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Morreu, neste sábado (8), a economista, matemática e escritora portuguesa e naturalizada brasileira Maria da Conceição Tavares. Ela tinha 94 anos e faleceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

Ela deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon e o bisneto Théo. A causa da morte não foi divulgada.

Conceição Tavares foi deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores entre 1995 e 1999 e teve papel central no debate econômico aos longos das últimas décadas. Ela foi uma ferrenha defensora de políticas econômicas que favorecessem o desenvolvimento social.

Também escritora, ganhou o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional. Enquanto professora, formou uma geração de economistas brasileiros, e até hoje tem suas aulas resgatadas em publicações nas redes sociais.

Diversas autoridades lamentaram a morte da intelectual, incluindo o presidente Lula (PT). "Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos", escreveu o presidente. [Leia na íntegra mais abaixo].

Quem foi Maria Conceição de Almeida Tavares

Maria da Conceição Tavares nasceu em Aveiro, em Portugal, no dia 24 de abril de 1930. Ela chegou ao Brasil em 1954.

Formou-se em Matemática na Universidade de Lisboa e em Economia, na Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhou na elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek e foi professora titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Formou e influenciou inúmeros economistas e líderes políticos, entre eles José Serra, Luciano Coutinho, e Luiz Gonzaga Belluzzo.

Em sua carreira, teve passagens pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Grupo Executivo de Indústria Mecânica Pesada (Geimape).

Em 1998, venceu o Prêmio Jabuti na categoria ‘Economia’, reconhecendo sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil. Entre suas obras mais importantes, destaca-se “Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil”, de 1972, que trouxe análises profundas sobre a economia brasileira e suas transformações.

Conceição Tavares era torcedora declaradamente apaixonada pelo Vasco da Gama.

Uma de suas frases proferidas em entrevista ao programa Roda Viva, em 1995, viralizou nas redes sociais no ano passado. "Se você não se preocupa com justiça social, com quem paga a conta, você não é um economista sério. Você é um tecnocrata”.

Homenagens

Na manhã de hoje, o presidente Lula publicou uma foto ao lado de Maria Conceição Tavares em uma rede social, lamentando a morte da amiga.

"Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil. Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares", escreveu o presidente.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) afirmou que Conceição Tavares "deixou um legado imensurável".

"A economista e ex Deputada Federal pelo PT se destacou por suas contribuições ao pensamento desenvolvimentista e por seu papel na formação de várias gerações de economistas brasileiros, deixou um legado imensurável. Minha solidariedade aos familiares, amigos e milhares de pessoas que se inspiram e bebem de sua eterna fonte de conhecimento crítico e militância de esquerda", declarou a parlamentar.

Com informações da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tags

Autor