Lunísticio: Saiba o que é a grande paralisação lunar que vai acontecer nesta sexta-feira
Depois de quase duas décadas, o "lunistico" também conhecido como grande paralisação lunar, ocorre. Desta vez acontece juntamente com a lua cheia.
Clique aqui e escute a matéria
Nesta sexta-feira (21), acontece um evento celestial raro: a “grande paralisação lunar”. Esse fenômeno, também conhecido como “lunísticio”, ocorre aproximadamente a cada 18 anos e meio.
Mas o que é exatamente a grande paralisação lunar?
A paralisação é quando a Lua atinge sua posição mais alta no céu, dando a impressão de estar imóvel para os observadores na Terra.
- Esse efeito ocorre devido às inclinações da Lua e da Terra, que atingem seu ponto máximo de alinhamento.
Durante a grande paralisação, a Lua nasce no ponto mais nordeste do horizonte e se põe na posição mais noroeste, permanecendo visível por mais tempo no céu.
O fenômeno, que só ocorre depois de quase duas décadas, será ainda mais especial nesta sexta-feira ao coincidir com a Lua Cheia.
É possível ver no Brasil?
Do Brasil não é possível observar diretamente a grande paralisação, por ser localizado no Stonehenge, o famoso monumento de pedras localizado no Reino Unido.
- Acredita-se que a arquitetura do Stonehenge tenha sido influenciada por eventos astronômicos, incluindo a posição da Lua durante a grande paralisação.