Alinhamento de planetas ocorre neste sábado (29); saiba como ver o fenômeno
Veja como esse fenômeno celeste ocorre e quais planetas estarão alinhados no céu neste sábado; o evento astronômico será visível do Brasil
Clique aqui e escute a matéria
No próximo sábado, dia 29 de junho, os amantes da astronomia terão a oportunidade e observar um alinhamento de planetas, que poderá ser visto a olho nu no céu do Brasil.
O evento será formado pelo alinhamento dos planetas Saturno, a Lua, Marte e Júpiter, que formarão uma linha reta pouco antes do amanhecer.
O que é a conjunção celestial?
Esse fenômeno, conhecido como conjunção na astronomia, ocorre quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos no céu, embora estejam separados por enormes distâncias no espaço.
É uma ilusão de ótica fascinante que nos permite apreciar a geometria celestial.
Como ver o alinhamento dos planetas no Brasil?
Para observar o alinhamento dos planetas, o melhor horário será pouco antes do nascer do Sol. Procure um local com visão desobstruída na direção leste, onde os planetas estarão alinhados próximo ao horizonte.
A observação a olho nu será suficiente para ver o alinhamento planetário.
Urano
Além dos quatro planetas visíveis, há uma participação "secreta" de Urano, que estará entre Marte e Júpiter no céu, embora não seja visível a olho nu devido à sua distância e magnitude.
Dos cinco planetas visíveis a olho nu no céu noturno — Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno — três estarão em destaque na conjunção com a Lua neste sábado.
Outras oportunidades de observação em junho
Além do alinhamento principal no dia 29, haverá outras duas conjunções interessantes no céu noturno.
Na madrugada do dia 27, a Lua estará próxima de Saturno, proporcionando outro momento único de observação.
No dia seguinte, Júpiter passará próximo ao aglomerado estelar das Híades, oferecendo mais uma oportunidade de observar o fenômeno.
Com informações de CNN Brasil