Hospitais federais do Rio de Janeiro passarão por reestruturação
A ministra Nísia Trindade relatou que o Ministério da Saúde está atento à situação dos hospitais e já implementou soluções de curto prazo
Clique aqui e escute a matéria
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentará em breve um programa de reestruturação para os seis hospitais federais do Rio de Janeiro (RJ). Segundo ela, as direções das instituições já foram estabelecidas e um comitê gestor está trabalhando para resolver os problemas identificados.
O Ministério da Saúde está colaborando com a prefeitura do Rio de Janeiro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
“Estamos unidos para fortalecer os hospitais como unidades de referência no SUS [Sistema Único de Saúde]. Mais medidas serão anunciadas nas próximas semanas,” afirmou a ministra durante uma visita a unidades de saúde em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, nessa sexta-feira (28).
Prazo
A ministra destacou que o Ministério da Saúde está atento à situação dos hospitais e já implementou soluções de curto prazo.
“Desde o ano passado, temos trabalhado nos hospitais federais, reabrindo 300 leitos anteriormente fechados e mantendo o abastecimento. Estamos empenhados em fazer os hospitais funcionarem plenamente e reduzir as filas. Tenho discutido essa prioridade com o presidente Lula,” completou Nísia.
Durante sua visita, Nísia Trindade também esteve em um centro especializado em atendimento a crianças neuroatípicas, nas obras de uma maternidade, em um hospital oftalmológico, um hospital infantil, uma unidade de pronto atendimento (UPA) e um centro de fisioterapia, ortopedia e imagem.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”