Aprovados no concurso da Polícia Penal fazem protesto no Recife pedindo nomeação
Manifestantes já realizaram o curso de formação e aguardam nomeação por parte do governo. Gestão estadual nomeou 240 policiais no sábado (29).
Clique aqui e escute a matéria
Candidatos aprovados no último concurso público da Polícia Penal de Pernambuco, ocorrido em 2022, realizaram um protesto, na manhã desta segunda-feira (1º), na avenida Conde da Boa Vista, na região central do Recife.
O grupo afirma que já realizou o curso de formação e reivindica nomeação por parte do governo de Pernambuco.
No último sábado (29), vale lembrar, a gestão estadual publicou no Diário Oficial do Estado a nomeação de 240 policiais penais para atuação no sistema prisional.
Os manifestantes afirmam que outros 624 candidatos formados ainda não foram convocados.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram que o protesto reuniu dezenas de manifestantes em caminhada pela via, acompanhados de um carro de som e segurando faixas.
"Como é que você vai fazer procedimento [de entrada no presídio] dentro de três horas para entrar de 3 a 4 mil pessoas? Porque no presídio não entram só visitantes não. Entram fornecedores de alimentação, pessoal de outras áreas. Então é necessário fazer procedimento em todos", disse uma liderança, ao microfone, reclamando sobre a falta de efetivo nos presídios do estado.
Ainda nas imagens, é possível ver agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) orientando o trânsito da região. O órgão, contudo, afirmou que não houve interdição da via.
O Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen) informou que não tem ligação com o protesto desta segunda.
Nomeação no sábado
O governo de Pernambuco já havia nomeado, desde o início da gestão, 421 policiais penais. Com a convocação do último sábado, a administração Raquel Lyra soma 661 novos profissionais na área.
"Estamos em ação constante de acompanhamento e monitoramento das necessidades da segurança pública para trazer mais paz social a todos que estão em Pernambuco. A nomeação dos novos 240 policiais penais, através do Juntos pela Segurança, reforça nossa atenção e dedicação à segurança do Estado, que precisa de mais efetivo das unidades prisionais. Por isso, esses novos servidores já vão fortalecer o trabalho que estamos fazendo para reduzir a criminalidade no Estado”, disse a governadora.
O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, destacou a importância da chegada de mais 240 policiais penais ao sistema penitenciário do Estado.
“Dou boas-vindas a todos e ressalto que, desde o ano passado, o Governo do Estado vem tendo um olhar diferenciado para o sistema penitenciário. Temos colhido bons frutos e tenho a certeza de que, com o aumento do efetivo, nós vamos melhorar ainda mais o trabalho que está sendo feito, tornando mais efetivo, tornando mais humanizado e, sobretudo, controlado”, afirmou.