Andaime das obras do novo Centro de Convenções do Recife desaba no bairro de São José

Segundo informações de testemunhas, os atingidos no acidente são trabalhadores das obras do novo centro, que tem previsão de inauguração em agosto

Publicado em 09/07/2024 às 12:59 | Atualizado em 10/07/2024 às 15:18

Clique aqui e escute a matéria

Um andaime instalado no canteiro de obras do Recife Expo Center (REC) desabou na manhã desta terça-feira (09). O empreendimento em construção fica localizado na frente do Cais de Santa Rita, no Bairro de São José, e será o novo centro de convenções da capital.

Testemunhas informaram que seis trabalhadores estavam em um andaime da obra pouco antes de a estrutura cair. Após um forte estalo, cinco deles conseguiram correr, enquanto o sexto trabalhador ficou pendurado no andaime, tendo sido resgatado pelos outros em seguida.

De acordo com Lucilene Moraes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, um funcionário foi levado para o Hospital da Restauração e outros dois para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Imbiribeira. Os outros três foram mandados para casa. Entre os seis feridos no acidente, há ainda um idoso de 70 anos.

Além do desabamento, a presidente informou que um funcionário se envolveu em outro acidente nas mesmas obras, caindo em um fosso, pouco antes do acidente com o andaime.

Rafael Marques
Acidente envolvendo andaimes deixa seis feridos na obra do novo Centro de Convenções do Recife - Rafael Marques

Moares afirmou que vai pedir investigações do caso ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Conselho Regional de Engenharia (Crea).

"[A obra] não pode funcionar sem garantir a integridade dos trabalhadores", afirmou Moraes.

A Secretaria de Política Urbana e Licenciamento informa que o empreendimento está com as licenças regularizadas para realização das obras e que como a ocorrência aconteceu nos limites de uma obra privada, a Defesa Civil do Recife irá ao local caso seja acionada.

A ESTRUTURA PERMANECE INTACTA, SEGUNDO A CONSTRUTORA

Em nota, a Tecla Construtora, empresa responsável pelas obras no local, afirmou que o andaime desabado não tem ligação direta com a estrutura do prédio e que o imprevisto não vai interferir no tempo de entrega da obra.

“A Tecla informa que toda obra está devidamente licenciada e que o incidente não implicará em atraso em seu cronograma.”

O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) se posiciona

Também em nota, em conluio com o MPT-PE, a Seção de Inspeção do Trabalho da SRTE-PE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco), afirmou ter encaminhado ao local uma equipe para fazer uma vistoria após o incidente. De acordo com o órgão, não será possível afirmar o que ocasionou o problema.

“Não tem como se chegar a uma conclusão das causas do acidente. Isso vai depender de uma análise aprofundada, mas normalmente esses acidentes estão vinculados ou a erro nos cálculos do projeto, ou a erro de montagem ou a falha de material.”

Na nota, também foi informado que será realizada uma análise no local, por meio da qual será verificada a existência de outros possíveis riscos de acidentes. “Existindo esse tipo de situação, o local será devidamente embargado e os setores que estiverem com risco serão interditados”, conclui a Seção do SRTE-PE.

Na imagem abaixo, é possível ver o momento em que os funcionários estavam sendo retirados do local do incidente com auxílio de uma plataforma elevatória.

Divulgação
Imagem mostra trabalhadores sendo retirado dos andaimes - Divulgação

Atualizações do dia seguinte, quarta-feira (10/07)

Nesta quarta-feira (10) por volta das 12h, nossa equipe foi até o local do desabamento e constatou que a cena do acidente permanece intacta.

Segundo os trabalhadores da obra, os andaimes caídos só poderão ser removidos após a vistoria prevista pelo MPT.

Nos demais setores da construção, os trabalhos continuam normalmente. Apenas a área do acidente segue interditada e sem permissão para continuar o serviço.

Thales Alencar
Um dia após o incidente na obra do Centro de Convenções do Recife, o andaime desabado segue do mesmo jeito e as obras no setor pausaram - Thales Alencar

Tags

Autor