Filho de Zé Vaqueiro morre aos 11 meses; bebê tinha síndrome rara
Arthur tinha síndrome de Patau e ficou internado por 10 meses após o nascimento. "Deus sabe de todas as coisas', desabafou o cantor.
Clique aqui e escute a matéria
O filho do cantor Zé Vaqueiro, Arthur, morreu aos 11 meses de idade. A informação foi confirmada pelo artista na madrugada desta terça-feira (9). O menino tinha Síndrome de Patau, uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13.
Arthur nasceu em junho de 2023 e ficou internado por 10 meses após o nascimento em decorrência das complicações da síndrome. Ele recebeu alta no último mês de maio, mas voltou a ser internado pouco tempo depois após sofrer uma parada cardíaca.
"Deus sabe de todas as coisas e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo dos nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós", diz uma nota assinada pelo cantor e pela esposa, Ingra, publicada nas redes sociais durante a madrugada.
Arthur era o filho caçula do casal. Eles também são pais de Daniel e Nicole.
O que é a síndrome de Patau?
A síndrome de Patau é uma doença genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais. Essa condição causa problemas de má formação no rosto e nos membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
De forma geral, humanos possuem 46 cromossomos em cada célula, sendo 23 herdados do pai e 23, da mãe. A síndrome de Patau se caracteriza pela presença de um cromossomo de número 13 a mais.
Sendo assim, em vez de ter um par de cromossomos 13, os portadores da síndrome têm três cromossomos 13, por isso o nome trissomia.
A doença pode causar:
- Malformação no coração
- Malformação no sistema nervoso
- Alterações nas faces e lábios leporinos
- Malformação nos rins
- Problemas respiratórios
- Micro ou anolftalmia (olhos pequenos ou ausência de olhos)
- Defeitos abdominais
- Malformação nas orelhas e surdez