Mortes violentas diminuíram no Brasil em 2023; veja ranking das cidades
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que Santana (AP) é a cidade mais violenta do país; Bahia lidera o ranking dos estados
Clique aqui e escute a matéria
No ano de 2023, o Brasil registrou uma diminuição nas mortes violentas em comparação ao ano anterior, conforme revelado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (18).
A redução foi de 3,4%, totalizando 46.328 mortes violentas intencionais em todo o país, o que equivale a uma taxa de 22,8 mortes por 100 mil habitantes.
Panorama das mortes violentas no país
O índice de mortes violentas intencionais (MVI) abrange homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenções policiais.
Apesar da queda, o coordenador de projetos do Fórum, David Marques, destaca que o Brasil continua enfrentando altos índices de violência, representando aproximadamente 10% dos homicídios registrados mundialmente, apesar de possuir apenas 3% da população global.
As 10 cidades com mais mortes violentas no Brasil em 2023
O Anuário aponta as dez cidades mais violentas do país, lideradas por Santana (AP) com seis municípios localizados na Bahia. Confira:
- Santana (AP) - 92,9 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Camaçari (BA) - 90,6 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Jequié (BA) - 84,4 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Sorriso (MT) - 77,7 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Simões Filho (BA) - 75,9 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Feira de Santana (BA) - 74,5 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Juazeiro (BA) - 74,4 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Maranguape (CE) - 74,2 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Macapá (AP) - 71,3 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
- Eunápolis (BA) - 70,4 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes
Contexto das regiões
As regiões Norte e Nordeste aparecem como as mais violentas, influenciadas por disputas entre facções criminosas e altas taxas de letalidade policial.
Estados como Amapá, Bahia e Pernambuco apresentam as maiores taxas de mortes violentas, enquanto São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal registram as menores taxas.
Investimentos em segurança pública
Em 2023, o Brasil destinou R$ 137,9 bilhões para segurança pública, um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior. Os investimentos federais aumentaram 8,7%, enquanto os estaduais cresceram 3,6%.
Houve também o aumento significativo nos investimentos municipais, impulsionados pelas despesas com Guardas Civis Municipais e operações delegadas.
Sobre o anuário:
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é uma compilação de dados fornecidos por diversas fontes oficiais, incluindo governos estaduais, polícias civil, militar e federal, e Tesouro Nacional.
*Contém informações de Agência Brasil