Drone com sensor de calor será utilizado por Guarda Municipal; confira como funciona o equipamento

O município de São Carlos, no estado de São Paulo, investiu R$ 42.740,00 na compra do drone que auxiliará o trabalho da Guarda Municipal

Publicado em 19/07/2024 às 6:00

Clique aqui e escute a matéria

A Secretaria de Segurança Pública do município de São Carlos, em São Paulo, para fortalecer a segurança da cidade fez a aquisição de um drone equipado com câmera termal, zoom de 56 vezes e megafone para alertas em tempo real. O investimento de R$ 42.740,00 é proveniente do Fundo Municipal de Segurança Pública.

O drone, que será utilizado pela Guarda Municipal, é equipado com uma câmera grande angular que utiliza um sensor CMOS de 4/3 polegadas, proporcionando imagens mais detalhadas.

Ele possui um sistema avançado de análise termal, capaz de detectar e diagnosticar altas temperaturas em diversos componentes e equipamentos, identificando problemas como superaquecimento ou perdas de isolamento térmico.

Além disso, com as suas ferramentas poderá localizar pessoas e animais em áreas de difícil acesso, operando tanto durante o dia quanto à noite através da radiação infravermelha.

A tecnologia de imagem térmica não depende das condições visíveis ao olho humano, permitindo que as câmeras funcionem em ambientes desafiadores, como total escuridão, fumaça, névoa ou neblina. Isso garante a capacidade de localizar pessoas em qualquer condição climática e de iluminação.

O drone possui uma autonomia de voo de aproximadamente 45 minutos e pode alcançar distâncias superiores a 10 km.

Por se tratar de um equipamento destinado a inspeções e segurança, sua utilização será fundamental em eventos públicos de médio e grande porte. Ele oferecerá suporte às equipes do Canil da Guarda Municipal, auxiliando em buscas de pessoas, especialmente em áreas de difícil acesso por terra e principalmente durante a noite.

Leia também: Policial civil é preso transportando drogas em viatura falsificada

Tags

Autor