Pai é preso após matar filha recém-nascida com chumbinho no Recife

Com apenas 5 dias de vida, a bebê chegou a ser levada para a UPA da Imbiribeira, mas já estava sem vida. Os médicos constataram ingestão do chumbinho.

Publicado em 26/07/2024 às 6:28

Clique aqui e escute a matéria

Uma tragédia ocorreu em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, quando uma bebê de apenas cinco dias faleceu após ingerir chumbinho na última terça-feira (23).

Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos, pai da criança, foi detido em flagrante na manhã da última quinta-feira (25) e encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste. Ele está sendo acusado de homicídio consumado.

Segundo reportagem de Raphael Guerra, no Jornal do Commercio, o delegado Sérgio Ricardo, do DHPP, relatou que, durante o depoimento, Charles afirmou não ter condições de criar a filha.

"O pai da criança assumiu que deu a mamadeira para a criança. E nesse momento a mãe estava tomando banho no quarto da residência. Ficou constatado, após a gente submeter ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Medicina Legal, que no organismo da criança havia substância chumbinho, na fralda também havia", disse o delegado.

Ricardo também mencionou que, apesar da negativa do pai e de sua frieza durante o interrogatório, a investigação concluiu que ele foi o responsável pelo crime. "Depois de todas as oitivas, chegamos à conclusão que o pai seria o autor do crime. Ele não confessou e, até agora, de forma fria e calculista, nega a prática do crime. Inclusive, no período da gestação, ele teria dito à mãe da criança que ela praticasse o aborto", acrescentou.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu converter sua prisão em flagrante para prisão preventiva, e ele foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.

Circunstâncias do crime

A polícia apurou que o pai teria misturado veneno de rato na mamadeira da bebê. Desde 2012, a venda de chumbinho está proibida no Brasil.

A mãe da criança, empregada doméstica de 35 anos, notou que a bebê estava em sofrimento e buscou ajuda com vizinhos.

A recém-nascida foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, onde os médicos confirmaram a intoxicação por chumbinho. A causa da morte foi parada cardiorrespiratória.

Na casa da família, a polícia encontrou um pacote de veneno no lixo e confirmou a presença de chumbinho no corpo da bebê e na mamadeira.

Desabafo da mãe

Em entrevista à TV Jornal, a mãe da bebê expressou sua dor. "Achei que ela havia se engasgado com leite. Achei que era refluxo, ela chegou a espumar pela boca, pelo nariz. Mas infelizmente ela já chegou na UPA sem vida", relatou.

Ela também contestou a alegação de que a família não tinha condições de cuidar da recém-nascida. "Ele é um monstro. Dizer que não tem recurso financeiro para manter o mínimo, o básico... A pessoa precisa de amor, de carinho. Uma lata de leite a gente consegue, faz um 'bico', consegue. Já lavei carro. Se fosse preciso, lavava de novo. Mas comida para a minha filha não ia faltar", declarou a mãe.

Tags

Autor