Veja as novas mudança do Novo Ensino Médio válidas a partir de 2025

A principal mudança será na carga horária dos alunos, porém ainda serão mantidas as 3.000 mil horas no total dos três anos do ensino médio

Publicado em 03/08/2024 às 7:03

Clique aqui e escute a matéria

Com a sanção presidencial da nova lei sobre o Novo Ensino Médio, a rotina escolar dos estudantes brasileiros passará por alterações significativas a partir de 2025.

Terá um período de transição para aqueles que estiverem cursando o ensino médio na época. A lei, que inclui alguns vetos, traz mudanças na carga horária e na estrutura curricular.

A principal alteração é na carga horária total dos três anos de ensino médio.

Embora as 3.000 horas de carga sejam mantidas, a nova legislação redefine a divisão das horas: 2.400 horas serão destinadas à formação geral básica, enquanto 600 horas serão alocadas para itinerários formativos.

Estes itinerários são divididos nas áreas de linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e ciências humanas e sociais aplicadas.

Para os estudantes que escolherem o ensino técnico, as mudanças nas horas de carga não se aplicam.

A responsabilidade pela elaboração dos itinerários formativos passa a ser do Conselho Nacional de Educação, composto por membros da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação (MEC), substituindo a antiga função do próprio Ministério.

Essas alterações visam modernizar e adaptar o ensino médio às novas demandas educacionais, proporcionando uma formação mais alinhada com as necessidades do século XXI.

Tags

Autor