Pernambuco registra terceiro mês seguido de queda na violência

Em Pernambuco, a redução foi de 12,6% nos homicídios no mês de julho, ocasionando no terceiro mês seguido de queda na violência no estado.

Publicado em 05/08/2024 às 20:55

Clique aqui e escute a matéria

Nesta segunda-feira (5), ocorreu a reunião semanal do Juntos Pela Segurança, apontando uma redução na violência no mês de julho.

O número de mortes violentas intencionais (MVI) em Pernambuco de maio a julho de 2024 foi o menor do período nos últimos 11 anos.

Nos últimos três meses, o Estado teve uma redução de mais de 9% nos casos em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 879 para 792 casos.

Miva Filho/Secom

Imagem de políciais pernambucanos - Miva Filho/Secom

O Governo do Estado, com base nos dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social, informou que houve uma queda de mais de 9% nas mortes violentas intencionais em Pernambuco entre maio e julho de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O número de casos passou de 879 para 792.

Em julho, a queda foi ainda maior, de 12,6%. Em julho de 2023, foram 310 casos, enquanto em 2024 o número diminuiu para 271. Esse foi também o terceiro mês seguido com redução nos índices.

Cicom/SDS

Imagem de políciais pernambucanos - Cicom/SDS

“A queda no número de mortes violentas intencionais registrada no mês de julho em Pernambuco, a exemplo do que já havia acontecido em maio e junho, é reflexo do trabalho incansável que temos feito para garantir a redução da criminalidade no Estado. Não vamos descansar um segundo na missão de garantir uma vida mais tranquila às pernambucanas e aos pernambucanos, em todas as regiões. O trabalho está só começando”, disse a governadora Raquel Lyra.

Entre as regiões do Estado, a maior queda foi na Região Metropolitana do Recife (RMR), com uma redução de mais de 27%.

Os casos diminuíram de 95 em julho de 2023 para 69 em julho de 2024, uma diferença de quase 30 casos. A Zona da Mata teve a segunda maior diminuição, de 15,8%, passando de 57 para 48 casos.

O Sertão pernambucano também teve uma queda de 14,3%, com 36 casos em julho de 2024, comparado a 42 em julho de 2023.

Cicom/SDS

Imagem de políciais pernambucanos - Cicom/SDS

“Esse resultado é fruto de um trabalho que envolve investimento e ações integradas com todo o nosso time do Governo. A redução do MVI é um indicador importante, que mostra que estamos no caminho certo para devolver a paz social aos pernambucanos”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

Esses resultados mostram o esforço constante das forças de segurança pública do Estado para combater o crime e a violência.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância do trabalho em conjunto das equipes, mencionando o aumento dos investimentos em tecnologia e operações em parceria com outros estados.

“O avanço na redução dos índices é fruto do trabalho integrado, do uso de inteligência e do aumento dos investimentos do Governo do Estado na segurança pública. Com equipamentos e tecnologia, fortalecemos as operações conjuntas com outros estados e com a nossa própria tropa. E é essa integração que está sendo essencial para atingirmos resultados positivos”, afirmou o secretário.

VEJA TAMBÉM: Montanha-russa do Mirabilandia, em Olinda, tem falha e pessoas precisam de resgate

Tags

Autor