Latam informa que passageiros são avisados sobre voos com a Voepass antes de comprarem as passagens

Latam esclarece como funciona a compra das passagens com a Voepass. As empresas possuem uma parceria de codeshare, modalidade comum no mercado aéreo.

Publicado em 11/08/2024 às 10:01

Clique aqui e escute a matéria

Responsável pela operação do avião que caiu com 62 pessoas a bordo em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9), a Voepass é a companhia aérea mais antiga em atividade no Brasil e, em determinado momento, foi considerada a mais segura do país.

Recentemente, a companhia firmou um acordo de codeshare com a Latam Linhas Aéreas, na qual o passageiro compra a passagem de uma empresa, mas voa com a outra.

Em 2023, a Latam vendeu mais de 350 mil passagens para voos operados pela Voepass.

A parceria cobre 26 destinos no Brasil, incluindo os populares Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Joinville.

LEIA TAMBÉM: Corpos das vítimas do acidente aéreo são levados ao IML de São Paulo para identificação

O que é o Codeshare?

O codeshare é um acordo entre companhias aéreas. Normalmente, compartilham rotas não sobrepostas, que são operadas por apenas uma das empresas.

Essa é uma prática comum nesse tipo de mercado, outras companhias também mantêm esse tipo de parceria com a Latam, como Qatar Airways, Iberia Airlines e British Airways.

Como funciona a compra das passagens?

Após a queda, a Latam, questionada pela CNN, afirmou que, no momento da compra de um uma passagem, "a companhia responsável pelo voo e o modelo de aeronave previstos são informados ao passageiro antes da decisão de compra do bilhete". 

Reprodução/Latam

Compra de passagem da Latam - Reprodução/Latam

A imagem acima ilustra o momento da compra das passagens no site da Latam, com as informações do voo e a indicação da parceria com a Voepass. 

O ACIDENTE

O voo 2283 da Voepass, que fazia a rota de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), caiu nesta sexta-feira (9) na área de uma residência no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela.

Vídeos capturados por moradores mostram o momento em que o avião entra em queda livre, seguido de uma explosão e intensa fumaça.

A aeronave, que havia decolado às 11h50 e estava prevista para chegar às 13h40, perdeu 3.300 metros de altitude em menos de um minuto a partir das 13h21, conforme informações do site Flight Aware, que rastreia voos em tempo real globalmente.

O acidente resultou na morte dos 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Inicialmente, foi divulgado que havia 61 pessoas no avião.

No entanto, no sábado (10), a Voepass corrigiu a informação, esclarecendo que o nome de um passageiro, Constantino Thé Maia, não constava na lista de embarque. A caixa-preta do avião foi recuperada.

Tags

Autor