Greve de ônibus no Recife: veja as linhas afetadas pela paralisação
A greve dos rodoviários teve início nesta segunda-feira (12). De acordo com o sindicato as manifestações irão durar o dia inteiro
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Com a greve dos rodoviários em andamento, iniciada nesta segunda-feira (12) estima-se que o número de ônibus em operação esteja reduzido.
O governo estadual determinou que, durante a greve, as empresas de ônibus operem com 70% da frota nos horários de pico (5h às 9h) e 50% nos demais períodos.
No entanto, não há garantias de que essa determinação será cumprida pelos rodoviários, o que pode agravar ainda mais a situação.
Segundo a colunista Roberta Soares, do JC, as seguintes empresas e suas respectivas linhas serão impactadas, conforme a determinação governamental:
- Borborema: 243 ônibus durante os horários de pico e 174 fora do pico
- Caxangá: 222 ônibus nos horários de pico e 159 fora do pico
- Consórcio Conorte: 307 ônibus nos horários de pico e 220 fora do pico
- Consórcio Recife: 125 ônibus nos horários de pico e 89 fora do pico
- Empresa Metropolitana: 207 ônibus durante os horários de pico e 148 fora do pico
- Globo: 89 ônibus nos horários de pico e 64 fora do pico
- MobiBrasil: 216 ônibus durante os horários de pico e 154 fora do pico
- São Judas Tadeu: 69 ônibus nos horários de pico e 50 fora do pico
- Viação Mirim: 13 ônibus durante os horários de pico e 10 fora do pico
- Vera Cruz: 67 ônibus nos horários de pico e 48 fora do pico
Em nota, a Urbana-PE manifestou seu compromisso com o diálogo e afirmou ter apresentado propostas concretas para resolver o impasse.
A entidade lamentou que as lideranças sindicais tenham rejeitado os acordos propostos e acusou-as de promover a greve por motivos políticos.
A Urbana-PE destacou que, em 2024, a Região Metropolitana do Recife já enfrentou 29 paralisações ilegais, muitas coincidindo com períodos eleitorais.
A Urbana-PE assegurou que está fazendo todo o possível para manter o funcionamento do transporte público e minimizar os impactos sobre a população e a economia local.