Streaming já é parte do orçamento de 79% dos brasileiros, diz pesquisa da Serasa

A pesquisa também indica que 7 em cada 10 brasileiros estão reduzindo a frequência ao cinema, substituindo a ida ao cinema pelo gasto com streaming

Publicado em 17/08/2024 às 7:33 | Atualizado em 18/08/2024 às 7:19

Clique aqui e escute a matéria

Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que 79% dos brasileiros já incluem serviços de streaming de filmes e séries em seu orçamento.

Paralelamente, 70% dos entrevistados relataram que frequentam menos o cinema, com 60% acreditando que o crescimento das plataformas de streaming contribui para essa redução.

Os brasileiros gastam, em média, até R$ 100 por mês em dois serviços de streaming, sendo que 68% são responsáveis únicos pelo pagamento e 51% compartilham as contas com amigos e familiares.

A preferência por assinaturas mensais é forte, com 68% dos usuários optando por esse modelo.

No entanto, 40% dos brasileiros não conseguem arcar com o custo adicional dos serviços de streaming e temem o endividamento.

A pesquisa também indica que 7 em cada 10 brasileiros estão reduzindo a frequência ao cinema, substituindo o gasto com a ida ao cinema pelo gasto com assinaturas de streaming.

Os principais motivos para a diminuição das visitas ao cinema incluem a conveniência de assistir a produções no conforto de casa (39%), a percepção de que não é necessário sair para assistir a algo (16%), e o aumento dos custos das sessões de cinema (37%).

Outros 16% disseram que os conteúdos que desejam assistir frequentemente não estão disponíveis nas salas de cinema.

A pesquisa foi conduzida em julho de 2024 e ouviu 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com 52% sendo mulheres e 48% homens.

A maioria dos entrevistados reside no Sudeste (45%), Nordeste (25%) e Sul (15%), enquanto Norte e Centro-Oeste representam 9% e 8%, respectivamente.

A faixa etária dos participantes varia de 18 anos a 50 anos ou mais.

 

Tags

Autor