Streaming já é parte do orçamento de 79% dos brasileiros, diz pesquisa da Serasa
A pesquisa também indica que 7 em cada 10 brasileiros estão reduzindo a frequência ao cinema, substituindo a ida ao cinema pelo gasto com streaming
Publicado em 17/08/2024 às 7:33
| Atualizado em 18/08/2024 às 7:19
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Clique aqui e escute a matéria
Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que 79% dos brasileiros já incluem serviços de streaming de filmes e séries em seu orçamento.
Paralelamente, 70% dos entrevistados relataram que frequentam menos o cinema, com 60% acreditando que o crescimento das plataformas de streaming contribui para essa redução.
Os brasileiros gastam, em média, até R$ 100 por mês em dois serviços de streaming, sendo que 68% são responsáveis únicos pelo pagamento e 51% compartilham as contas com amigos e familiares.
A preferência por assinaturas mensais é forte, com 68% dos usuários optando por esse modelo.
No entanto, 40% dos brasileiros não conseguem arcar com o custo adicional dos serviços de streaming e temem o endividamento.
A pesquisa também indica que 7 em cada 10 brasileiros estão reduzindo a frequência ao cinema, substituindo o gasto com a ida ao cinema pelo gasto com assinaturas de streaming.
Os principais motivos para a diminuição das visitas ao cinema incluem a conveniência de assistir a produções no conforto de casa (39%), a percepção de que não é necessário sair para assistir a algo (16%), e o aumento dos custos das sessões de cinema (37%).
Outros 16% disseram que os conteúdos que desejam assistir frequentemente não estão disponíveis nas salas de cinema.
A pesquisa foi conduzida em julho de 2024 e ouviu 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com 52% sendo mulheres e 48% homens.
A maioria dos entrevistados reside no Sudeste (45%), Nordeste (25%) e Sul (15%), enquanto Norte e Centro-Oeste representam 9% e 8%, respectivamente.
A faixa etária dos participantes varia de 18 anos a 50 anos ou mais.