CNU: Abstenção supera os 50%; caderno de questões já está disponível

O Distrito Federal apresentou a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará registrou a maior, segundo o balanço do Ministério da Gestão e Inovação

Publicado em 18/08/2024 às 21:24

Clique aqui e escute a matéria

Cerca de 1 milhão de candidatos compareceram ao Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) neste domingo (18), de acordo com um balanço preliminar divulgado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Considerando os 2,14 milhões de inscritos, o concurso resultou em uma taxa de abstenção superior a 50%. As informações são da Agência Brasil.

“Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, disse a ministra. Ela explicou que a taxa de abstenção ficou abaixo de outros certames recentes, como o do Banco Central, e que a média histórica para concursos de grande porte costuma variar entre 40% e 50%.

O Distrito Federal apresentou a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará registrou a maior, segundo o balando preliminar. O Ministério da Gestão irá divulgar os dados consolidados nesta segunda-feira (19).

O maior concurso público da história do Brasil, com mais de 2,1 milhões de inscritos, foi realizado em 228 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. A prova, que inicialmente estava marcada para 5 de maio, precisou ser adiada devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Caderno de questões já disponível

O caderno de questões já está disponível na página oficial do CNU desde as 20h de domingo. O gabarito oficial preliminar será divulgado na terça-feira (20) e o resultado final está previsto para 20 de novembro.

Ao todo, são 6.640 vagas em 21 órgãos federais, preenchidas pela primeira vez por meio desse formato de seleção única.

Tags

Autor