Oito pessoas foram presas em investigação sobre a morte de um cacique na Bahia

O crime ocorreu em dezembro de 2023. Segundo a investigação, Lucas Kariri-Sapuyá, de 31 anos, foi emboscado e assassinado por dois homens armados.

Publicado em 20/08/2024 às 7:26

Clique aqui e escute a matéria

Nesta segunda-feira (19), oito pessoas foram presas em uma operação que investiga o assassinato do líder indígena Lucas Kariri-Sapuyá, ocorrido em dezembro de 2023.

A ação, batizada de "Operação Para Raios", cumpriu 27 mandados de prisão, busca e apreensão no município de Pau Brasil, no sul da Bahia.

De acordo com a investigação, Lucas Kariri-Sapuyá, de 31 anos, foi emboscado e morto por dois homens armados enquanto transitava por uma estrada que levava à comunidade onde vivia.

Ele era cacique da aldeia Pataxó Hã-Hã-Hãe do Rio Pardo, em Itajú do Colônia.

Durante a operação, foram apreendidos duas armas de fogo, 11 celulares, porções de entorpecentes, balanças de precisão e munições.

A Polícia Civil informou que os alvos foram encontrados graças ao trabalho tático e de inteligência realizado por cerca de 200 agentes envolvidos na operação.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) relacionou o assassinato de indígenas no sul da Bahia a uma organização criminosa atuante no estado.

Tags

Autor