Eleições São Paulo: Pablo Marçal tem redes sociais suspensas a pedido do TRE-SP

Candidato a prefeito de São Paulo nas eleições de 2024, Pablo Marçal teve decretada a suspensão de suas redes sociais, por liminar de juiz do TRE-SP.

Publicado em 24/08/2024 às 20:06

Clique aqui e escute a matéria

Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo (SP) pelo PRTB, teve seus perfis em redes sociais suspensos temporariamente, por determinação de liminar concedida pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP).

Segundo a determinação, devem ser suspensas somente as redes que "buscaram a monetização dos 'cortes' por meio de terceiros interessados", conforme relata matéria da Agência Brasil.

A monetização se refere a quantia paga por Pablo Marçal a quem veiculasse posts do candidato que incluíam cortes descontextualizados.

A liminar suspende temporariamente o site da campanha de Pablo Marçal e também seus perfis no Instagram, YouTube, TikTok e X (anteriormente conhecido como Twitter).

O descumprimento da suspensão acarreta multa diária de R$ 10 mil.

A movimentação ocorreu como parte de uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) movida pelo PSB.

Segundo matéria da Agência Brasil, o juíz Zorz atesta na decisão que a remuneração não pode ocorrer, e há indícios de que limites doram ultrapassados "no que respeita ao seu comportamento nitidamente comissivo de requerer, propagar e desafiar seguidores, curiosos, aventureiros a disseminar sua imagem e dizeres por meio dos chamados ‘cortes’. Para mais, saber se a monetização dos ‘likes’ obtidos nos sucessivos ‘cortes’, permitiriam o fomento ou indício de abuso de poder, no caso, de natureza econômica".

 

Em suas redes, Pablo Marçal criticou a decisão em vídeo. "Acabei de receber a notícia de que uma liminar vai derrubar minhas redes sociais", disse.

"Olha só que irônico. Logo no dia que eu estou passando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eu sou o terceiro maior político no Instagram do Brasil. E estamos passando o homem mais popular da história da política nacional. Mas ele vai derrubar as redes sociais, primeiro. O sistema inteiro, com o governador Tarcísio [de Freitas], estão todos contra mim", disse o candidato.

Tags

Autor