Governo de São Paulo inicia gabinete de crise por conta de incêndios em 30 cidades
Com focos em cidades do interior paulista, gabinete de crise visa monitorar e controlar os incêndios, que já geraram mortes e interdições em rodovias.
Clique aqui e escute a matéria
O governo do estado de São Paulo criou um gabinete de crise para combate a incêndios, diante da atual situação de cidades do interior paulista.
O órgão lida com gerenciamento de ações de monitoramento e de controle da situação, que já inclui focos ativos de incêndio em 30 cidades, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil.
"São localidades que estão com baixa umidade do ar e risco elevado com a onda de calor que atinge todo o estado", destaca o governo do estado, em nota.
"Há riscos de esses incêndios serem potencializados por rajadas de ventos, atingindo grandes áreas de vegetação natural – além de emitirem fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas ao sistema respiratório e desordens cardiovasculares."
No momento, estão em alerta máximo para incêndios os municípios de:
- Alumínio
- Araraquara
- Bernardino de Campos
- Boa Esperança do Sul
- Dourado
- Iacanga
- Itápolis
- Itirapina
- Jaú
- Lucélia
- Monte Alegre do Sul
- Monte Azul Paulista
- Nova Granada
- Piracicaba
- Pirapora do Bom Jesus
- Pitangueiras
- Poloni
- Pompeia
- Pontal
- Presidente Epitácio
- Sabino
- Salmourão
- Santo Antônio da Alegria
- Santo Antônio do Arancanguá
- São Bernardo do Campo
- São Simão, Sertãozinho
- Taquarituba
- Torrinha
- Ubarana
Em meio aos incêndios, há registros de umidade relativa do ar abaixo dos 20%, calor intenso e fumaça em diversas áreas do estado, como destaca matéria da Agência Brasil, fonte deste artigo.
O governo de São Paulo relata ainda que dois funcionários de uma usina em Urupês morreram na tentativa de combater um incêndio.
Algumas rodovias chegaram a ser interditadas devido a incêndios de grande porte, impactando "significativamente" o tráfego em diversas regiões.
"A principal recomendação é evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo. Caso não haja essa possibilidade, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente", completa a nota do governo de São Paulo.
Ver essa foto no Instagram