Ladrão de terço de ouro em igreja é preso na Colômbia pela Interpol

William Cardona Silva, acusado de roubar relíquia em Ouro Preto, foi capturado em Bogotá. Extraditá-lo ao Brasil já está nos planos do MPMG.

Publicado em 25/08/2024 às 18:10

Clique aqui e escute a matéria

William Cardona Silva, suspeito de furtar um terço de ouro da Igreja do Pilar, em Ouro Preto (MG), foi preso em Bogotá, na Colômbia.

A prisão

A prisão, realizada pela polícia colombiana com apoio da Interpol, foi comunicada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no dia 20 de agosto. Cardona era procurado por crimes de roubo e associação criminosa, e sua captura ocorreu no bairro La Pepita.

O caso

O furto do terço de ouro, parte do Rosário Beneditino, ocorreu em 10 de novembro de 2023 no museu de arte sacra da igreja, um local de grande valor histórico e cultural.

Além de Cardona, outros dois envolvidos no crime, Ingrid Lorena Ceron Rincon e Miller Daniel Hortua Laverde, já foram presos.

Apenas uma integrante da quadrilha, Carol Viviana Pineda Rojas, continua foragida e está sendo procurada por forças de segurança tanto nacionais quanto internacionais.

MP-MG solicita extradição

O MPMG já iniciou os trâmites para solicitar a extradição de William Cardona Silva para o Brasil, onde ele enfrenta outros processos e é investigado por um furto milionário em uma joalheria de Boa Vista, em Roraima.

A prisão de Cardona é um passo importante na resolução deste caso, que mobilizou esforços policiais em diversos países.

Agora, ele está sob custódia da Diretoria de Assuntos Internacionais da Procuradoria-Geral da República.

Tags

Autor