PF resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão

As operações ocorreram entre 19 e 23 de agosto, sete estabelecimentos foram fiscalizados, com três deles resultando no resgate de 29 trabalhadores

Publicado em 30/08/2024 às 8:21 | Atualizado em 30/08/2024 às 8:22

Clique aqui e escute a matéria

Entre 19 e 23 de agosto, a Superintendência Regional de Polícia Federal no Distrito Federal, em colaboração com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, conduziu várias operações contra o trabalho análogo ao de escravo em regiões rurais e urbanas.

As ações visaram identificar e combater essas práticas em todo o Distrito Federal.

As ações resultaram na fiscalização de sete estabelecimentos, dos quais três foram identificados com trabalhadores em condições degradantes.

Ao todo, 29 trabalhadores foram resgatados dessas condições.

Os resgatados receberam a quitação completa de seus direitos trabalhistas e os empregadores foram notificados para arcar com os custos de retorno dos trabalhadores às suas cidades de origem.

Além disso, serão iniciadas investigações para apurar possíveis condutas criminosas dos responsáveis.

As operações foram coordenadas pela Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional da Polícia Federal, com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, do Núcleo de Identificação e do Comando de Operações Táticas.

Essa operação coincide com o Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição, celebrado em 23 de agosto pela UNESCO, e com a data de falecimento do abolicionista Luís Gama, em 24 de agosto de 1882, figura importante na abolição da escravidão no Brasil.

 

Tags

Autor