Papa Francisco reza pelas vítimas do desabamento no Morro da Conceição
Durante o Angelus dominical, na Praça São Pedro, o Papa expressou sua solidariedade às vítimas da tragédia que ocorreu na última sexta-feira (30)
Clique aqui e escute a matéria
Neste domingo (1), o papa Francisco fez uma oração especial pelas vítimas do desabamento no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Recife.
Durante o tradicional Angelus dominical, transmitido às 12h na Itália (7h no horário de Brasília), na Praça São Pedro, o pontífice expressou sua solidariedade às vítimas da tragédia que ocorreu na última sexta-feira (30).
O desabamento resultou na morte de duas pessoas e deixou 28 feridos.
“Rezo pelas vítimas do acidente ocorrido no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Recife, no Brasil. Que o Senhor Ressuscitado conforte os feridos e as suas famílias”, declarou o papa.
Além disso, Francisco também lembrou das vítimas do ataque terrorista em Burkina Faso e das pessoas afetadas pela guerra na Ucrânia.
Em Recife, no final da tarde de sábado (31), uma procissão de fiéis foi realizada em luto pela tragédia. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, presidiu uma missa em memória das vítimas.
Detalhes do Desabamento
O acidente ocorreu por volta das 13h40 na sexta-feira (30), quando o teto do santuário desabou, causando ferimentos em 28 pessoas e a morte de duas.
Os corpos das vítimas, Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, de 54 anos, foram sepultados no Cemitério de Casa Amarela no sábado (31).
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause e pelo prefeito do Recife, João Campos, visitou o local e comprometeu-se com a reestruturação do espaço. Equipes das Secretarias de Saúde e Defesa Social, além de bombeiros e polícia militar, prestaram socorro imediato.
Ainda não há confirmação oficial sobre a causa do colapso. A hipótese de que o peso de placas solares recentemente instaladas possa ter contribuído para o acidente está sendo investigada.
A empresa responsável pela instalação dos painéis emitiu uma nota lamentando o ocorrido e se oferecendo para fornecer esclarecimentos adicionais.
Tragédia em Ano de Celebração
O desabamento ocorreu em um momento simbólico doloroso para a comunidade.
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, estava em preparação para celebrar os 120 anos da Festa do Morro, que acontecerá em 8 de dezembro.
Em 2022, a festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e, em 2023, como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
A capela foi originalmente fundada por Dom Luís Raimundo Brito e, após reformas em 2015, foi elevada a Santuário pelo arcebispo Dom Fernando Saburido. Recentemente, a arquitetura foi modernizada, substituindo o estilo gótico por um visual contemporâneo com paredes de vidro.