Chuvas alagam ruas e destelham casas no Rio Grande do Sul

Os municípios estão lidando com tempestades isoladas, chuvas persistentes, ventos fortes, granizo, raios e alagamentos

Publicado em 26/09/2024 às 12:44

Clique aqui e escute a matéria

Várias regiões do Rio Grande do Sul enfrentaram fortes chuvas nesta semana, levando a Defesa Civil do estado a emitir um novo alerta para a população na manhã desta quarta-feira (25).

Os municípios estão lidando com tempestades isoladas, chuvas persistentes, ventos fortes, granizo, raios e alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou um alerta vermelho de grande perigo para as chuvas no centro-sul do estado, prevendo precipitações que podem superar 60 mm/h ou 100 mm/dia.

Há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis.

Entre os municípios em alerta estão Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas e Bagé. Em Camaquã, a Defesa Civil informou que a chuva acumulada já ultrapassou 207 milímetros em apenas 72 horas, resultando em casas destelhadas e pessoas desabrigadas.

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil recomenda que a população busque abrigo se pegar o temporal de surpresa. Caso esteja em casa, deve-se fechar portas e janelas, desconectar eletroeletrônicos da tomada, proteger os animais e mantê-los em segurança.

É importante evitar atravessar áreas alagadas, já que a água pode ocultar buracos e outros perigos.

Além disso, o órgão sugere que as pessoas se informem junto à Defesa Civil de suas cidades sobre os Planos de Contingência locais, para entender os riscos e como agir em caso de desastres.

Tags

Autor