Rio Amazonas na Colômbia registra uma diminuição de até 90% devido à seca

A Unidade Nacional de Gestão do Risco de Desastres destacou que a diminuição dos níveis está entre 80% e 90%, atribuída às mudanças climáticas

Publicado em 28/09/2024 às 6:23

Clique aqui e escute a matéria

O rio Amazonas, um dos mais extensos e caudalosos do mundo, sofreu uma redução de até 90% em seu nível na Colômbia nos últimos três meses, devido a uma severa seca. A informação foi divulgada pelo governo nesta quinta-feira (26).

A Unidade Nacional de Gestão do Risco de Desastres (UNGRD) destacou que a diminuição dos níveis está entre 80% e 90%, atribuída à seca provocada pelas mudanças climáticas.

Situação do Rio Amazonas

A bacia do Amazonas abrange nove países da América do Sul: Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, alguns dos quais enfrentam uma escassez de chuvas sem precedentes.

De acordo com a UNGRD, a redução do nível do rio tem impactado a alimentação e a navegação das comunidades indígenas na região, afetando mais de 7 mil pessoas.

Imagens recentes em Leticia, a capital do departamento do Amazonas na Colômbia, mostram pequenas embarcações encalhadas e vastas áreas de terra expostas devido à baixa do rio. Essa cidade, situada na tríplice fronteira, é fundamental para o comércio local.

Moradores afirmam que essa é a pior seca em 50 anos. A América do Sul está em estado de alerta este ano, enfrentando uma ausência prolongada de chuvas, associada ao fenômeno climático El Niño, que resultou em racionamento de água e energia, além de incêndios florestais históricos em várias nações.

Tags

Autor