Conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1º)

O sistema de bandeiras tarifárias é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, em patamares 1 e 2. O verde é patamar 1 significa tarifa sem custo

Publicado em 01/10/2024 às 11:59

Clique aqui e escute a matéria

A tarifa de energia elétrica aumentará a partir desta terça-feira (1º), com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível tarifário mais alto estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com essa alteração, o preço para cada 100 kWh utilizados passará de R$4.463 para R$7.877.

A Aneel comunicou a decisão na sexta-feira passada (27), justificando-a pelo risco hidrológico, causado pelos baixos níveis dos reservatórios, e pelo aumento no preço da energia no mercado, que reflete os custos de produção não previstos.

Os níveis 1 e 2 do sistema de bandeiras tarifárias são representados pelas cores verde, amarelo e vermelho. A bandeira verde no nível 1 sinaliza que não existe nenhum custo adicional.

Desde setembro, a bandeira vermelha de nível 1 entrou em vigor, após um período em que a bandeira verde, a mais econômica, predominou por diversos meses.

De acordo com a Aneel, este sistema foi estabelecido em 2015 com o objetivo de oferecer mais transparência nas cobranças aos usuários do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ele espelha os gastos na produção de energia no Brasil e possibilita que os consumidores modifiquem seu consumo energético com o objetivo de diminuir o preço da conta de energia.

Tags

Autor