PF deflagra operação contra as fraudes no sistema migratório brasileiro

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Recife, Caruaru e Paulista, todos expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal de PE

Publicado em 01/10/2024 às 11:19 | Atualizado em 01/10/2024 às 11:20

Clique aqui e escute a matéria

Na manhã desta terça-feira (1º) a Polícia Federal deflagrou nesta manhã a Operação ENLACE, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes relacionadas ao sistema migratório brasileiro.

A operação, coordenada pela delegacia de Caruaru, investiga práticas ilegais que visavam à regularização migratória de estrangeiros.

De acordo com as investigações, iniciadas em 2021, a organização aliciava mulheres brasileiras para casamentos simulados com estrangeiros de origem chinesa, oferecendo pagamento em troca da formalização desses vínculos.

O intuito era garantir a permanência legal dos estrangeiros no Brasil.

Cerca de 60 policiais federais estão envolvidos na operação, que cumpre 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Recife, Caruaru e Paulista, todos expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.

Os mandados cumpridos são distribuídos da seguinte forma: 2 em São Paulo, 4 em Recife, 1 em Paulista e 3 em Caruaru.

Os crimes em investigação incluem formação de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, com penas que podem ultrapassar 19 anos de reclusão.

O nome da operação, ENLACE, faz referência à natureza dos casamentos simulados.

Tags

Autor