Anielle demite secretário supostamente ligado a Silvio de Almeida
A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (8), mas ainda não há um substituto nomeado
Clique aqui e escute a matéria
Nesta segunda-feira (7), a ministra da Igualdade Racial do governo Lula, Anielle Franco, demitiu o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Yuri Silva.
A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (8), mas ainda não há um substituto nomeado.
A demissão ocorreu através de uma chamada de vídeo, já que Yuri está fora de Brasília devido à morte da avó, e a conversa durou cerca de 20 minutos.
Segundo fontes próximas a Anielle, a ministra justificou a decisão com a necessidade de fazer “substituições políticas” na pasta.
Yuri havia assumido a secretaria em maio de 2024 e, antes disso, era diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo no ministério.
Além disso, Anielle manifestou descontentamento ao descobrir uma possível conexão entre Yuri e o advogado Walfrido Warde, que é próximo do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, acusado por Anielle de assédio sexual.
Yuri já trabalhou com Walfrido como coordenador de Direitos Humanos no Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree).
Pronunciamento de Anielle
Em relação à demissão, o Ministério da Igualdade Racial divulgou uma nota afirmando que a exoneração foi parte de uma “estruturação da segunda metade da gestão”.
O ministério anunciou que um novo nome será revelado ainda esta semana e que Tatiana Dias, diretora de Monitoramento e Avaliação da secretaria, assumirá interinamente até a nomeação do novo secretário.
Nota completa
“Em estruturação da segunda metade da gestão, o ministério da Igualdade Racial exonerou o Secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Yuri Silva. O novo nome será anunciado ainda esta semana e virá com a missão de fortalecer o Sinapir. A diretora de Monitoramento e Avaliação da secretaria, Tatiana Dias, assumirá interinamente até o anúncio”.