Ônibus elétrico começa a ser testado no Grande Recife

Essa ação é parte dos esforços do governo estadual para encontrar alternativas sustentáveis aos veículos a diesel. O teste ocorrerá até 3 de novembro

Publicado em 14/10/2024 às 10:59

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O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) iniciou hoje (14), às 8h, um teste experimental do ônibus elétrico, que operará no trajeto Marco Zero/Derby durante os dias úteis. Nos finais de semana, o ônibus seguirá a rota Cais de Santa Rita/Olinda.

Para essa iniciativa, foi realizada uma inspeção no veículo. Alex Carvalho, chefe da divisão de vistoria do CTM, destacou que o ônibus elétrico possui menos componentes mecânicos que precisam de inspeção, em comparação com os ônibus a diesel, que têm diversas partes móveis e sistemas complexos.

Divulgação/ Grande Recife

Imagem do ônibus elétrico - Divulgação/ Grande Recife

“É bem diferente dos ônibus com motor a Diesel que apresentam diversas partes móveis e sistemas de lubrificação, alimentação de combustível e tratamento de gases. Mesmo com uma menor quantidade de itens, é indispensável vistoriar o ônibus porque ele deve operar atendendo normas técnicas e leis específicas que refletem diretamente na segurança e conforto do motorista e passageiros”, destacou

O teste, que se estenderá até 3 de novembro, é fruto de uma parceria entre o CTM, a Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte.

O micro-ônibus elétrico tem capacidade para 35 pessoas, sendo 20 sentadas e aproximadamente 15 em pé, e a tarifa será de R$ 5,15, a mais baixa disponível na Região Metropolitana do Recife.

Estudantes e pessoas com direito à gratuidade poderão experimentar o serviço pagando a tarifa cheia, mas continuarão a ter acesso aos serviços tradicionais no centro do Recife.

No percurso entre Recife e Olinda, a tarifa do micro-ônibus será de R$ 7,70, aceitando pagamento via Vem Comum. O teste é viabilizado pela parceria entre o Grande Recife Consórcio, Ankai do Brasil e Consórcio Conorte.

Essa ação faz parte dos esforços do governo estadual em busca de alternativas sustentáveis aos veículos a diesel. O CTM já testou ônibus movidos a GNV e está avançando na homologação de novas tecnologias, sempre com foco em soluções que promovam benefícios ambientais.

Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, ressaltou que a energia elétrica é uma opção mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis, resultando em menores emissões de poluentes.

“Nosso objetivo é realizar investimentos estruturais na mobilidade urbana da RMR, garantindo uma fonte de energia mais limpa e promovendo um ambiente urbano sustentável”, concluiu.

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