Eleições 2024: Quem não votou no 1º turno das eleições pode votar no 2º?
Os eleitores de 50 cidades brasileiras serão convocados a retornar às urnas no dia 27 de outubro, para a votação do segundo turno eleitoral

Clique aqui e escute a matéria
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que cerca de 15 capitais brasileiras terão segundo turno nas eleições para prefeito, marcadas para o próximo domingo, 27 de outubro.
Uma dúvida comum entre os eleitores é se quem não votou no primeiro turno pode participar do segundo.
A resposta é sim! os dois turnos são considerados eleições independentes, então aqueles que não compareceram ao primeiro turno poderão votar normalmente no segundo.
Os eleitores que estiverem fora da cidade no segundo turno e aqueles que não puderem comparecer a ambas as votações devem justificar sua ausência.
Para quem não votou no primeiro turno, a justificativa pode ser apresentada até 5 de dezembro, já que o voto é obrigatório no Brasil.
A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou em pontos físicos dos tribunais regionais eleitorais (TREs). O TSE recomenda o uso do aplicativo.
Passo a Passo pelo e-Título:
- Baixe e instale o aplicativo gratuitamente.
- No menu "Opções", selecione "Justificativa de ausência".
- Preencha as informações e clique em "Próximo" até finalizar.
O e-Título facilita o envio da justificativa ao juiz eleitoral e permite o pagamento de uma multa de R$3,51 por turno ausente.