Dia da Consciência Negra: 20 de novembro é feriado nacional? Entenda!

Desde 2011, o dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, e, em 2023, o presidente Lula sancionou uma lei que o torna feriado nacional

Publicado em 28/10/2024 às 11:19

Clique aqui e escute a matéria

Desde 2011, o dia 20 de novembro é celebrado como o Dia da Consciência Negra. Inicialmente, apenas alguns estados e municípios, como Amazonas, Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, haviam oficializado a data.

No entanto, desde o final do ano passado, o dia 20 de novembro é um feriado nacional.

Dia da Consciência Negra se torna feriado nacional

Em 2023, o presidente Lula sancionou a Lei 14.759/23, que estabelece o Dia da Consciência Negra como feriado nacional.

Portanto, a partir deste ano, a data é comemorada em todo o país. A lei surgiu de um projeto do Senado, o PL 3268/21, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados antes da sanção presidencial.

Em 2024, o Dia da Consciência Negra cairá em uma quarta-feira, então já é bom pensar em como aproveitar essa folga. Vale lembrar que essa data está próxima do último feriado prolongado do ano.

O significado do Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, hoje no estado de Alagoas. Capturado e preso, Zumbi foi assassinado pelas tropas do bandeirante em 20 de novembro de 1695.

Palmares foi o maior quilombo do Brasil, formado principalmente por escravizados fugitivos, e chegou a ter mais de 20 mil habitantes. A importância dessa comunidade está diretamente ligada à luta contra a escravidão e à resistência dos afro-brasileiros.

Tags

Autor