Bombeiros de PE abrem investigação sobre resgate do gato que resultou em morte

O incidente ocorreu na sexta-feira (8), em Triunfo, no Sertão de Pernambuco, onde as equipes de resgate atuavam desde o dia 5 de novembro

Publicado em 13/11/2024 às 10:51

Clique aqui e escute a matéria

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) tem enfrentado intensas críticas nas redes sociais, após o resgate que terminou com a morte de um gato realizada em Triunfo, no Sertão do Pajeú, na última sexta-feira (8).

O Corpo de Bombeiros iniciou uma investigação interna para avaliar os procedimentos adotados durante a operação

O incidente ganhou grande repercussão após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, no qual é possível ver o momento em que o gato, atingido por um jato de água usado para tentar fazê-lo descer, cai de uma altura de 32 metros de uma árvore de grande porte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a operação começou no dia 5 de novembro, quando moradores da região pediram ajuda para resgatar o animal, que estava no topo de um pinheiro próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

Durante três dias, equipes especializadas tentaram retirar o gato utilizando plataformas de elevação e técnicas de resgate em altura. No entanto, devido à altura da árvore e à fragilidade dos galhos, não foi possível acessar diretamente o animal.

No último dia de tentativas, os bombeiros decidiram utilizar um método alternativo, aplicando um jato de água para incentivar o gato a descer por conta própria. Um bombeiro foi posicionado em uma estrutura para direcionar o jato, enquanto outros membros da equipe no solo seguravam lonas para tentar proteger o animal caso ele caísse.

Infelizmente, o gato caiu em uma área não protegida pelas lonas e sofreu ferimentos graves. Ele foi imediatamente encaminhado a uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco lamentou profundamente o ocorrido e justificou a operação como sendo de alta complexidade. "Cada missão é realizada com o máximo de cuidado e dedicação. No entanto, a grande altura da árvore e a fragilidade da vegetação dificultaram uma abordagem mais segura", explicou a corporação.

Como resposta, o Comando Geral do CBMPE determinou a abertura de um procedimento administrativo para investigar as ações durante o resgate. Além disso, uma comissão foi formada para revisar os protocolos de resgate de animais, com o intuito de evitar que incidentes semelhantes aconteçam no futuro.

Por fim, o CBMPE reafirmou seu compromisso com a segurança de vidas e patrimônios e destacou que continua buscando aprimorar os procedimentos e a formação de seus militares para evitar tragédias como essa.

Tags

Autor