Restituição do Imposto de Renda: Receita abre consulta a lote da malha fina
A partir das 10h, contribuintes poderão consultar o status da sua restituição no site da Receita ou no aplicativo Meu Imposto de Renda
Clique aqui e escute a matéria
Nesta sexta-feira (22), a Receita Federal abre a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao mês de novembro de 2024.
A partir das 10h, contribuintes poderão consultar o status da sua restituição no site da Receita ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. O pagamento de 221.597 restituições, totalizando R$ 558.822.664,11, será realizado em 29 de novembro.
Destinação dos valores:
R$ 306.889.921,43 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo:
- 4.802 idosos com mais de 80 anos;
- 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3.570 pessoas com deficiência ou doenças graves;
- 8.898 docentes, cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- 88.246 contribuintes receberão a restituição por utilizarem a Declaração Pré-Preenchida ou optarem pelo Pix.
- 73.151 contribuintes não prioritários também serão contemplados.
- 8.643 restituições serão direcionadas a residentes do Rio Grande do Sul, priorizados devido aos danos causados pelas chuvas no estado.
Como consultar a restituição:
O contribuinte pode consultar sua situação de restituição pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo disponível para smartphones e tablets. Para consultas detalhadas, é possível acessar a opção de "Consulta Completa" na plataforma.
Caso o valor da restituição não seja resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deve solicitá-lo por meio do Portal e-CAC, acessando a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Pagamento
O pagamento será feito na conta ou chave Pix informada na declaração. Se o pagamento não for processado por algum motivo, como conta desativada, o valor estará disponível no Banco do Brasil por até um ano, podendo ser transferido para outra conta bancária do contribuinte.
Para resgatar, basta agendar o crédito no Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco. Se, após esse período, o valor não for retirado, o contribuinte deverá acessar o Portal e-CAC para solicitar a restituição.