Cerca de 100 cartões VEM Idoso são bloqueados diariamente por uso indevido

O Cartão VEM Idoso é destinado a pessoas com 65 anos ou mais, garantindo embarque rápido, transporte gratuito e escolha de assento

Publicado em 26/11/2024 às 12:50
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Em um esforço para combater o uso irregular do Cartão VEM Idoso, o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) anunciou que, em média, cerca de 100 cartões são bloqueados a cada dia.

O motivo para o bloqueio é o uso indevido do cartão, que é entregue a terceiros, o que contraria as regras estabelecidas.

O Cartão VEM Idoso foi criado exclusivamente para pessoas com 65 anos ou mais, permitindo-lhes embarcar de forma mais ágil, acessar transporte público gratuitamente e escolher seu assento.

De acordo com Adilson Nunes, gerente de atendimento ao usuário do CTM, o uso inadequado é identificado através das câmeras instaladas nos ônibus. Quando o cartão é bloqueado, o titular precisa se dirigir à sede do CTM para solicitar o desbloqueio.

Para obter o Cartão VEM Idoso, o usuário deve ser maior de 65 anos, conforme a Lei do Idoso, e se cadastrar no site oficial.

No momento do cadastro, é necessário fornecer o CPF e um e-mail válido para o recebimento do link de acesso. Além disso, os documentos exigidos incluem um documento de identidade com foto (RG ou CNH), CPF e uma foto 3x4 com fundo branco.

O Cartão VEM Idoso é de uso pessoal e intransferível, ou seja, somente o titular pode utilizá-lo. O empréstimo do cartão a terceiros configura uso indevido e está sujeito às penalidades previstas para uso irregular.

Por isso, é essencial que os beneficiários mantenham o cartão em local seguro e evitem emprestá-lo a outras pessoas.

Tags

Autor