Raquel Lyra entrega teto restaurado do Santuário do Morro da Conceição
A reconstrução da estrutura foi possível graças a um termo de fomento firmado entre o Governo de Pernambuco e a Arquidiocese de Olinda e Recife.
Clique aqui e escute a matéria
Nesta terça-feira (26), a governadora Raquel Lyra entrega a nova cobertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, Recife.
O evento incluirá um momento de oração com o Movimento do Terço dos Homens da Mãe Rainha, em ação de graças pela conclusão da primeira fase da restauração.
A reconstrução da estrutura foi possível graças a um termo de fomento firmado entre o Governo de Pernambuco e a Arquidiocese de Olinda e Recife, que destinou R$1,5 milhão para a obra.
A entrega coincide com a realização da 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro, que começa no dia 28 de novembro.
Restauração do teto do Santuário do Morro da Conceição
O novo teto do Santuário do Morro da Conceição já está pronto para a Festa do Morro 2024, que começa na quinta-feira, 28 de novembro. A estrutura havia desabado em agosto deste ano, que causou duas mortes e deixou cerca de 29 feridos, mas, conforme prometido pelo Governo de Pernambuco, foi restaurada a tempo da tradicional festividade religiosa.
Nesta primeira etapa da obra, foi realizada a reconstrução estrutural do templo. Após a celebração, os trabalhos continuarão, incluindo a instalação de energia solar.
A Festa do Morro, com 11 dias de celebrações, ocorre entre 28 de novembro e 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e inclui missas e procissões. Durante os festejos deste ano, será realizada uma cerimônia de homenagem às vítimas e agradecimento aos sobreviventes.
Na segunda-feira (25), cerca de 40 voluntários participaram de um mutirão de limpeza no Santuário.
Segunda etapa das obras após a festa
Após o término da festa, as obras continuarão com a segunda etapa, que começará no dia 13 de dezembro.
Nessa fase, serão realizados acabamentos, como a troca de portas, a instalação de um novo piso, ajustes na parte elétrica e no sistema de refrigeração. A previsão é que as obras sejam concluídas em até 60 dias.
Durante este período, as missas e outras celebrações ocorrerão em uma área adaptada com cadeiras e altar provisório.