120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro inicia com homenagem às vítimas da tragédia no santuário
A procissão de abertura será marcada por uma homenagem emocionante às vítimas fatais da tragédia ocorrida no Santuário em 30 de agosto de 2024
Clique aqui e escute a matéria
Devotos e fiéis da Imaculada Conceição do Morro se reunirão nesta quinta-feira, 28 de novembro, para a abertura da 120ª edição da tradicional Festa em honra à Nossa Senhora da Conceição do Morro, na Zona Norte do Recife.
A procissão de abertura será marcada por uma homenagem emocionante às vítimas fatais da tragédia ocorrida no Santuário em 30 de agosto de 2024.
Maria da Conceição de França Pinto, de 68 anos, e Antônio José Soares, de 54 anos, ambos moradores da Comunidade do Morro da Conceição e assistidos pela Pastoral Social do Santuário, serão lembrados durante o cortejo.
Programação da Procissão de Abertura
O ato contará com orações e símbolos que representarão as vítimas da tragédia, e o cortejo terá início às 18h, saindo do Parque Urbano da Macaxeira.
A procissão seguirá pela Avenida Norte Miguel Arraes até o Largo Dom Luiz, com dois trios elétricos, padres, religiosos, e coroinhas, conduzindo a Bandeira da Festa até o alto do Morro da Conceição.
Ao chegar à Torre da Igreja, a Bandeira da Festa, que traz a imagem bordada da Imaculada Conceição, será hasteada, dando início oficial à festividade, com previsão para às 19h.
A solenidade de abertura contará com a presença do bispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu OFMCap, que presidirá a celebração às 19h30.
Na sexta-feira (29), a primeira Santa Missa no Santuário será celebrada às 7h, com a continuidade da programação religiosa até 8 de dezembro, data da Solenidade da Imaculada Conceição.
Este ano, a festa tem como tema "120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro", celebrando não apenas os 120 anos da festa, mas também o Jubileu Ordinário da Igreja Católica, previsto para o ano de 2025.
A programação conta com missas diárias, novenas, e momentos especiais, incluindo a tradicional Missa do Exército Brasileiro no dia 5 de dezembro, e a celebração de encerramento no dia 8 de dezembro, com a procissão da imagem da Santa e uma série de missas, encerrando com uma solene celebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson.
A festa é uma das mais importantes tradições religiosas da cidade, atraindo milhares de fiéis e visitantes todos os anos.