Camisa oficial do Galo da Madrugada 2025 exalta personagens do Carnaval Pernambucano
A peça, assinada por Raoni Assis, destaca ícones como o Pagangu, caboclo de lança, careta, ursa e bumba-meu-boi, representando a diversidade do estado
Clique aqui e escute a matéria
A camisa oficial 2025 do Galo da Madrugada traz um tributo às diversas manifestações culturais e figuras típicas do carnaval pernambucano.
Com design assinado pelo ilustrador recifense Raoni Assis, a peça destaca ícones como o Pagangu, o caboclo de lança, a careta, a ursa e o bumba-meu-boi, representando a rica diversidade do estado, do litoral ao sertão.
As vendas começaram nesta quarta-feira (04) na sede da agremiação e, em breve, estarão disponíveis em lojas do varejo, com preço de R$ 50.
Galo da Madrugada 2025
O Galo da Madrugada, que sairá às ruas no dia 1º de março para o seu 46º desfile, tem como tema para 2025 "Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval!".
Segundo Rômulo Meneses, presidente do bloco, a camisa celebra a pluralidade das tradições carnavalescas de diversas cidades pernambucanas, como Bezerros, Triunfo, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Olinda e Recife. "O Galo, com seus mais de dois milhões de foliões, vem para homenagear todas essas manifestações e mostrar a grandeza da nossa cultura", declarou.
O design da camisa, de fundo branco, foi cuidadosamente planejado para destacar os elementos centrais, que juntos formam o mapa de Pernambuco. Raoni Assis, o ilustrador responsável pela criação, explicou que a peça busca representar as cores e figuras do folclore local com elegância, incluindo personagens e foliões, que são a alma do carnaval.
A arte também apresenta o Galo e o estandarte do Bacalhau do Batata, símbolos que marcam o início e o fim das festividades em Pernambuco. A ilustração de Enéas Freire, fundador do Galo da Madrugada, também está presente na peça.
Além de celebrar a cultura, o Galo da Madrugada mantém seu compromisso social e, mais uma vez, destinará parte das vendas das camisas ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE).
A instituição, que há 27 anos oferece assistência gratuita a crianças e jovens com câncer, foi lembrada pela presidente do GAC-PE, Vera Morais, como uma parceira importante. "Essa colaboração com o Galo da Madrugada é fundamental para que possamos continuar nosso trabalho de apoio humanizado aos pacientes e suas famílias", disse.
Rômulo Meneses reforçou a importância da união entre alegria e responsabilidade social, um princípio que o Galo da Madrugada busca promover em todas as suas ações ao longo do ano. "Queremos sempre estar envolvidos em iniciativas que tragam benefícios para a sociedade, seja por meio de geração de renda, formação profissional ou apoio a causas sociais como o GAC", concluiu.