Programa Autonomia e Renda Petrobras oferece 740 vagas gratuitas em parceria com o SENAI-PE

Petrobras e SENAI-PE oferecem 740 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes e técnicos com bolsas-auxílio para pessoas em vulnerabilidade

Publicado em 10/12/2024 às 13:36
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, em parceria com a Firjan SENAI SESI, lançou um edital nesta terça-feira (10) oferecendo 740 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes e técnicos em Pernambuco.

A iniciativa busca qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

As vagas estão distribuídas em 34 turmas, realizadas nas escolas do SENAI em Santo Amaro, Areias, Cabo e Ipojuca.

São 28 turmas para qualificação profissional, com duração de 4 a 7 meses, e 8 turmas para cursos técnicos, com duração de 17 meses.

Cursos disponíveis

Entre os cursos de qualificação estão Montador de Andaime, Auxiliar de Construtor Civil, Auxiliar de Eletricista, Caldeireiro e Soldador no Processo de Eletrodo.

Já os cursos técnicos incluem Automação Industrial, Mecânica e Eletrotécnica.

Além das aulas, o programa oferece 60 horas de oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), focadas no fortalecimento de competências sociais e aumento da empregabilidade.

Benefícios e condições especiais

Os participantes receberão bolsas-auxílio de R$ 660 mensais, com valor diferenciado de R$ 858 para mulheres com filhos de até 11 anos. A bolsa está condicionada à frequência mínima de 75% nas aulas.

Segundo Marcela Souza Levigard, gerente de Projetos Sociais da Petrobras, o benefício tem o objetivo de evitar desistências e apoiar mulheres com crianças, considerando os desafios da dupla jornada.

Público-alvo e pré-requisitos

O programa prioriza mulheres, pessoas trans, indígenas, quilombolas, refugiados, pretos e pardos, e pessoas com deficiência. Para se inscrever, é necessário:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Atender à escolaridade exigida pelo curso;
  • Residir em áreas próximas às unidades da Petrobras;
  • Estar em situação de vulnerabilidade social.

A seleção será feita por sorteio eletrônico.

Impacto e objetivo do programa

"O Autonomia e Renda Petrobras visa ampliar a empregabilidade de comunidades próximas à Refinaria Abreu e Lima e outras unidades operacionais. Com ele, buscamos aproveitar a mão de obra local, fomentar a indústria nacional e melhorar a qualidade de vida da população", destacou Márcio Maia, gerente geral da Refinaria Abreu e Lima.

O programa integra os esforços do Sistema FIEPE, que reúne instituições como o SENAI e SESI para promover formação profissional, saúde, educação e inovação tecnológica no setor industrial.

Confira o edital completo e mais informações sobre inscrições diretamente no site do SENAI-PE.

Tags

Autor