Novo procedimento de Lula: Saiba o que é a embolização de artéria meníngea média

A operação, que já estava programada, é um complemento da primeira cirurgia, feita na terça-feira (10). Segundo os médicos, Lula passou o dia "bem".

Publicado em 11/12/2024 às 17:54 | Atualizado em 11/12/2024 às 18:02
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A equipe médica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (11), informando que o petista será submetido, na manhã desta quinta-feira (12), a um novo procedimento, derivado da cirurgia realizada ontem, terça-feira (10), na cabeça.

Segundo o comunicado da equipe médica, o presidente passará por um procedimento endovascular, de embolização de uma artéria (entenda mais abaixo).

O que embolização de artéria meníngea média?

De acordo com a Universidade da Califórnia em São Francisco, a embolização da artéria meníngea média (MMA) é um tratamento para hematoma subdural crônico, ou sangramento persistente na superfície do cérebro.

Essa técnica não cirúrgica remove o sangue que se acumulou entre o cérebro e sua camada protetora de tecido, a dura-máter, e geralmente previne que o problema volte.

O que diz o médico do presidente?

A operação, que já estava programada, é um complemento da primeira cirurgia, feita na terça-feira (10). Depois do procedimento endovascular, os médicos concederão uma entrevista de imprensa sobre a cirurgia.

Ainda segundo o boletim médico, o chefe do Executivo passou esta quarta-feira (11) "bem" e "sem intercorrência". Lula fez fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Roberto Kalil Filho, médico do presidente Lula, deu entrevista afirmando que a cirurgia é de baixo risco e não realizada em centro cirúrgico.

Além disso, Kalil disse que o procedimento dura menos de uma hora e é via femural. A operação acontecerá através de um dreno durante a cirurgia. Ainda de acordo com o médico, esse é é um procedimento relativamente simples.

"Como vocês sabem a cirurgia do presidente ocorreu sem intercorrência. A evolução do presidente foi ótima, ele esta bem conversando", começou.

"Já estava sendo discutido como complemento esse tipo de complementação. É um tipo de cateterismo na artéria meníngea", continuou.

"Quando vc drena o hematoma, existe uma possibilidade das artérias da meninge causarem um pequeno sangramento. Esse complemento é para minimizar o risco disso acontecer. Procedimento de baixo risco."

"Isso é um procedimento relativamente simples. Procedimento marcado para amanhã de manhã. Nos íamos divulgar para vocês na coletiva às 10h. Contudo, o presidente fez questão de botar no boletim antes do procedimento", prosseguiu.

"Isso já estava previsto desde o procedimento cirúrgico. Já estava previsto", completou Roberto Kalil Filho

Confira o boletim médico na íntegra

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã. Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Tags

Autor