Entenda por que Lula vai passar por um novo procedimento

O presidente Lula (PT) está passando, na manhã de hoje (12), por um novo procedimento médico no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

Publicado em 12/12/2024 às 8:16
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O presidente Lula (PT) está passando, na manhã de hoje (12), por um novo procedimento médico no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O protocolo já estava previsto, mas a informação foi divulgada apenas na quarta-feira (11).

Por que Lula está passando por um novo procedimento?

Lula está sendo submetido a uma embolização da artéria meníngea média, um procedimento endovascular cujo objetivo é bloquear o fluxo sanguíneo no cérebro para evitar futuros sangramentos.

O médico Roberto Kalil, que acompanha o presidente, afirmou que o procedimento é de "baixo risco" e "relativamente simples", sendo realizado em uma sala de cateterismo, não em centro cirúrgico.

A embolização começou às 7h25 e deve durar cerca de uma hora. O procedimento é uma complementação à cirurgia realizada na terça-feira (10), para tratar hematomas subdurais.

Kalil explicou que o procedimento, realizado via femoral, busca minimizar o risco de sangramentos nas artérias meníngeas após o drenamento do hematoma.

>> AO VIVO: acompanhe a coletiva de imprensa sobre o estado de saúde de Lula

No boletim médico divulgado na quarta-feira (11), a equipe informou que Lula estava "bem" e "sem intercorrências". Ele fez fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Roberto Kalil Filho também destacou que o procedimento já estava programado e ocorrerá como parte do tratamento contínuo.

Após a realização da embolização, a equipe médica concederá uma nova coletiva de imprensa para atualizar o estado de saúde do presidente.

Tags

Autor