Concurso dos Correios: veja o horário, local e o que levar para a prova
O aguardado concurso dos Correios está prestes a acontecer, com as provas programadas para o próximo domingo, 15 de dezembro de 2024
Clique aqui e escute a matéria
O aguardado concurso dos Correios está prestes a acontecer, com as provas programadas para o próximo domingo, 15 de dezembro de 2024.
O certame, que oferece 3.511 vagas, foi anunciado por meio do edital publicado no dia 9 de outubro de 2024, e oferece oportunidades para os cargos de Agente de Correios (nível médio) e Analista de Correios (nível superior).
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o concurso contará com provas objetivas para ambos os cargos, com conteúdos que abrangem Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos para cada área e, em alguns casos, Informática.
Na última segunda-feira, 9 de dezembro, os Correios divulgaram os locais de prova para os candidatos inscritos. Das 3.511 vagas, 3.099 são para o cargo de carteiro e 412 para analista, com oportunidades para diversos perfis profissionais. Os candidatos podem consultar os locais de prova no site do IBFC, na seção "Cartão de Convocação e Local de Provas", bastando informar o número do CPF.
Documentos necessários para as provas
Os candidatos devem levar obrigatoriamente um documento de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, além do cartão de convocação.
Serão aceitos documentos como carteiras de identidade expedidas por órgãos públicos, passaporte, carteira de trabalho, e habilitação com foto. Não serão aceitos documentos como CPF, certidões de nascimento, boletins de ocorrência, ou documentos digitais.
Orientações para o dia das provas
As provas terão duração total de 4 horas, incluindo o tempo para leitura das instruções, coleta de digitais e preenchimento do gabarito. Os participantes devem permanecer na sala de prova por pelo menos duas horas e só poderão sair após a entrega obrigatória do gabarito preenchido.
Após esse período, os candidatos podem levar o caderno de questões para casa, para conferir as alternativas marcadas.
Durante a prova, o uso de itens como óculos escuros, boné, celular, relógio, calculadora e outros equipamentos eletrônicos é estritamente proibido.
Além disso, não será permitido realizar consultas, comunicação entre candidatos ou portar qualquer material literário.