Metrô do Recife: ramal Jaboatão amanhece fechado nesta terça (17)
O ramal foi fechado na madrugada da segunda-feira (16), após um problema na injeção de energia de um trem. Desde então, o funcionamento foi suspenso
Clique aqui e escute a matéria
Na manhã desta terça-feira (17), parte da Linha Centro do Metrô do Recife amanheceu fechada, e algumas estações do Ramal Jaboatão, na região metropolitana, também estão fora de operação.
Das 19 estações da Linha Centro, quatro estão fechadas: Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho e Jaboatão.
O motivo para a interrupção dos serviços é uma pane na rede aérea responsável pelo abastecimento dos trens. A falha teve início durante a madrugada de segunda-feira (16), quando a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou um problema na injeção de energia de um trem na rede aérea do ramal Jaboatão, o que resultou na paralisação desse trecho.
A situação já havia afetado a operação do metrô na última quinta-feira (12), quando uma pane elétrica danificou a rede aérea do sistema por volta das 13h. Passageiros relataram que ficaram presos dentro dos vagões após a fiação dos trilhos começar a pegar fogo.
No dia seguinte, o ramal Jaboatão foi restabelecido, mas cinco estações da Linha Centro permaneceram fechadas: Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe.
Na segunda-feira (16), o ramal Camaragibe voltou a funcionar, mas a situação das outras estações ainda não foi completamente regularizada.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou, por meio de uma nota oficial, que ainda não há uma previsão exata para a normalização do ramal Jaboatão. Técnicos da companhia seguem trabalhando intensamente na liberação do pátio de manutenção em Cavaleiro, com o objetivo de viabilizar o início da operação comercial no trecho afetado.
A empresa ainda afirma que os trabalhos estão sendo realizados de forma contínua, incluindo durante a noite, para garantir a recuperação completa da área. A CBTU destacou que, assim que todas as etapas de recuperação forem concluídas, a circulação dos trens será retomada.