Recifenses pretendem desembolsar mais de R$ 100 nos presentes de Natal
O estudo aponta mudança de comportamento em compras no período e indica que a maioria dos recifenses vai pagar os presentes de Natal no Pix
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Uma pesquisa inédita, divulgada pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) por meio do Núcleo de Inteligência de Mercado, revelou que mais de 62% da população do Grande Recife pretende comprar presentes para o Natal, enquanto 34% afirmaram que não farão compras.
A maioria dos presentes será destinada aos filhos, com 47,83%. Pais e cônjuges aparecem empatados dentro da margem de erro do estudo, registrando 34,65% e 33,86%, respectivamente.
De acordo com João Paulo Nogueira, educador financeiro e coordenador do Núcleo de Inteligência de Mercado da UniFAFIRE, o foco nos filhos se explica pelo forte vínculo emocional entre pais e crianças, que desejam expressar amor e cuidado na data.
“O Natal tem forte apelo infantil, reforçado por tradições como o Papai Noel e o foco em brinquedos. Campanhas publicitárias e normas sociais também incentivam a priorização das crianças”, destaca.
Além disso, ele explica que muitos pais aproveitam a ocasião para recompensar boas atitudes ou conquistas dos filhos ao longo do ano.
“Esses fatores tornam as crianças o centro das atenções durante a celebração natalina”, considera o professor.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 29 de novembro deste ano, com 796 pessoas entrevistadas em diferentes espaços públicos do Recife.
Os questionários foram elaborados por estudantes da Projetos Junior sob supervisão dos consultores da UniFAFIRE.
Entre aqueles que planejam comprar presentes, 71,96% afirmaram que pretendem gastar mais de R$ 100, enquanto 23,53% disseram que investirão entre R$ 50 e R$ 100. Apenas 4,51% devem adquirir presentes com valores abaixo de R$ 50.
Os itens de vestuário lideram a preferência, sendo escolhidos por 61% da população do Grande Recife.
Sobre os locais de compra, a maioria dos entrevistados, equivalente a 71%, pretende adquirir os presentes em lojas físicas, seja em bairros ou centros de compras.
Para o coordenador do estudo, isso demonstra que, apesar do crescimento do comércio eletrônico, grande parte da população ainda valoriza a compra presencial.
“Nas lojas físicas, as pessoas têm a possibilidade de ver e testar os produtos, garantindo a qualidade do que está adquirindo. Muitos consumidores valorizam o imediatismo de levar o item na hora, evitando atrasos comuns no e-commerce e também confiam no atendimento presencial, sem contar que ainda evitam os custos extras com o frete”, comenta.
Além disso, ele destaca que o clima festivo das lojas, com decorações natalinas e interações sociais, torna a experiência de compra mais agradável.
O estudo também aponta uma mudança de comportamento na forma de pagamento, com o Pix se destacando como a opção preferida da população.
O pagamento digital teve um crescimento significativo e promete ser a principal tendência neste Natal, sendo escolhido por 37,43% dos entrevistados.
Em seguida, aparecem as compras parceladas no cartão de crédito com 20%, dinheiro em espécie com 16%, cartão de crédito não parcelado com 13,66% e cartão de débito com quase 12%.
Segundo João Paulo Nogueira, a popularidade do Pix se deve à rapidez e comodidade nas transações, que são feitas instantaneamente.
O baixo custo, já que não há taxas para pessoas físicas, e a segurança no processo de pagamento também são fatores atrativos.
“Há ainda a facilidade ao enviar dinheiro diretamente para o presenteado, fazendo com que ele tenha uma maior flexibilidade na escolha do presente. Esses fatores fazem do Pix uma opção popular e eficiente para as compras de Natal”, conclui o educador financeiro.