Recife será a primeira capital do país a lançar a Caderneta da Criança Digital
A versão digital da caderneta vai disponibilizar dados sobre o desenvolvimento infantil como peso, altura e reflexos mensais das crianças
Clique aqui e escute a matéria
A partir desta quinta-feira (19), Recife se tornará a primeira capital do Brasil a disponibilizar a versão digital da Caderneta da Criança, uma iniciativa inovadora que visa integrar os serviços de diversas secretarias municipais e oferecer informações cruciais para o cuidado das crianças e gestantes. O evento de lançamento ocorrerá no edifício-sede da Prefeitura.
Com o objetivo de priorizar a primeira infância, a gestão municipal de Recife aposta na tecnologia para aprimorar o atendimento às famílias, oferecendo acesso gratuito e acessível a informações de saúde, vacinação, educação, assistência social e outros direitos das crianças até 10 anos. A nova plataforma digital também permitirá o acompanhamento pré-natal para gestantes.
Desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação, com o apoio técnico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a Caderneta Digital estará integrada ao Conecta Recife, uma plataforma digital que já facilita o acesso a serviços públicos como agendamento de vacinas, matrículas em escolas e creches, e informações culturais.
A versão digital da caderneta vai disponibilizar, entre outras funcionalidades, dados sobre o desenvolvimento infantil, incluindo marcos como peso, altura e reflexos mensais das crianças.
Além disso, oferecerá "pílulas do conhecimento" com conteúdos educativos desenvolvidos por diversas secretarias, abordando desde a amamentação até programas sociais e auxílios governamentais aos quais as famílias têm direito.
A ferramenta também contará com a integração de informações do Cadastro Único e de dados essenciais das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
A interatividade será um dos destaques, permitindo que os responsáveis façam perguntas diretamente à inteligência artificial da plataforma, que fornecerá respostas precisas e baseadas em informações oficiais.
Segundo Fred Amancio, secretário de Educação do Recife, a iniciativa pode servir de modelo para outros municípios, com a possibilidade de adaptação da ferramenta para diversas realidades locais, fortalecendo as políticas públicas para a primeira infância em todo o país.