Oftalmologista dá dicas para o verão mais quente e seco em Pernambuco
Verão começou no último sábado (21) e promete recordes de temperatura e você precisa estar atento para manter os seus olhos saudáveis
Clique aqui e escute a matéria
O verão chegou! Do último sábado (21) até 20 de março de 2025, Pernambuco passa pela estação mais quente e seca dos últimos anos, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima. Além disso, a umidade relativa do ar terá valores abaixo de 20%.
Nesta época do ano, é comum focar nos cuidados com a pele, mas os olhos também merecem atenção especial.
Proteção com Óculos de Sol
A oftalmologista Catarina Ventura, diretora do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), alerta para a importância de cuidados especiais com os olhos durante o verão, principalmente devido ao uso frequente de óculos escuros.
"Os óculos de sol, além de serem um acessório de moda, têm a função de bloquear os raios ultravioletas emitidos pelo sol. A exposição prolongada e sem proteção adequada (óculos falsos ou de procedência duvidosa) podem causar sérios riscos à saúde dos olhos, como catarata, degeneração macular e de outras áreas da retina, lesões de córnea, olho seco e pterígio (carnosidade)", explicou Catarina.
De forma fisiológica, a pupila protege os olhos contra a exposição excessiva à luz, contraindo-se em ambientes iluminados. No entanto, óculos sem proteção UV adequada permitem a passagem de raios solares diretamente nos olhos, podendo causar danos graves.
Cuidados na Praia e Piscina
Efeitos do Cloro
"O cloro pode causar conjuntivite química. Este produto afeta o filme lacrimal, que é o responsável por manter nossos olhos lubrificados e saudáveis. Passar muito tempo na piscina pode deixar os olhos avermelhados, irritados, a visão embaçada e com a sensação de areia. A dica é o uso de colírios lubrificantes e, para quem utiliza lentes de contato, o ideal são os modelos de descarte diário, para não ter contaminação", afirmou Catarina.
Água do Mar
A água do mar também pode conter impurezas e sal em excesso, que podem irritar os olhos e até causar conjuntivite.
O oftalmologista Carlos Gustavo Gonçalves, também do IOFV, orienta:
"Em relação ao tempo, não tem uma regra, mas é importante ter bom senso. Se chegar ao ponto dos olhos ficarem bem vermelhos e ardendo, está na hora de sair da praia/piscina. Sobre o risco, sem a proteção UVB, os raios solares atingem diretamente os olhos".
Além disso, o especialista recomenda o uso de óculos específicos para natação para quem frequenta piscinas regularmente.
"Para isso, as pessoas devem ter cuidado ao compartilhar objetos pessoais, como óculos, toalhas de rosto, roupas de cama e diversos outros objetos pessoais", finaliza Gustavo.
Atenção com as Crianças
A oftalmologista Catarina Ventura faz um alerta especial sobre o uso excessivo de telas durante as férias escolares.
"Isso pode causar miopia, um erro de refração que afeta a visão à distância das pessoas. Também pode causar olho seco e ardência. Os pais devem ser criativos, estimular brincadeiras ao ar livre, um parque, um clube, interagir com os pequenos", finaliza.
Cuidar dos olhos durante o verão é fundamental para garantir não apenas conforto, mas também a saúde ocular a longo prazo. Use proteção adequada, evite coçar os olhos e procure sempre orientação médica em caso de irritação persistente.