Venda de seminovos aumenta em quase 8%: o que você precisa saber antes de trocar de carro?

Fazer uma boa negociação na hora da venda é essencial para quem precisa do dinheiro para comprar um veículo novo, diz especialista

Publicado em 23/12/2024 às 12:53
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O mercado de carros seminovos está em ascensão no Brasil e tem sido a escolha de muitos brasileiros que desejam trocar de veículo.

Segundo um relatório divulgado em novembro pela Fenauto (Federação dos Revendedores dos Veículos Usados), as vendas em outubro cresceram 7,8% em comparação com setembro (1.448.857 unidades contra 1.343.999 do mês anterior).

O acumulado do ano já registra um aumento de 9,9%, indicando a possibilidade de um novo recorde de vendas até o final do ano.

Para quem pretende negociar um automóvel ainda em 2024, Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, referência no segmento de intermediação de venda de veículos, compartilha dicas valiosas para garantir um bom negócio.

Negociação eficiente

"Fazer uma boa negociação, repassar esse veículo com um valor justo vai ser um grande diferencial na hora de pegar um outro modelo, pois vendendo com preços melhores, o orçamento para o próximo fica um pouco maior. Então não venda para qualquer pessoa ou por qualquer valor. Pesquise o preço de mercado e leve para uma avaliação de bons profissionais, que podem te ajudar a definir melhor esse preço", disse o CEO da Vaapty, que é especialista no segmento e faz a negociação de veículos em 40 minutos.

Momento certo para vender

Para quem deseja aproveitar boas oportunidades, Ycaro aconselha: "O ideal é se antecipar e não esperar a virada do ano. Além do reajuste de taxas, da inflação e das novidades que o mercado vai oferecer, muitas pessoas costumam ter uma renda maior com décimo terceiro e bonificações, o que é um ponto positivo para quem deseja fazer negócio e ter mais uma conquista pessoal para fechar o ano".

De olho no consumo

Depois de vender o carro, quem deseja investir em um novo veículo deve ficar atento a alguns pontos importantes.

É essencial analisar os modelos de interesse, o consumo de combustível, o histórico de uso e a desvalorização.

Pesquisar resenhas e assistir a vídeos de pessoas que utilizam o modelo no dia a dia pode ser uma ótima forma de entender melhor o desempenho do carro. Além disso, veículos com melhor eficiência de combustível e baixo custo de manutenção tendem a ser mais vantajosos a longo prazo.

"Carros que consomem menos combustível também são mais fáceis de negociar na hora da venda", alerta Ycaro Martins.

Desvalorização

Veículos novos costumam sofrer uma desvalorização mais acelerada, enquanto seminovos ou usados tendem a manter melhor o valor com o passar do tempo.

Comparar as taxas de desvalorização entre os modelos desejados pode ajudar a definir se a melhor escolha é um carro zero ou um seminovo.

Tags

Autor