Missa do Galo no Quartel do Derby acontece nesta terça-feira (24)

Celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, pela segunda vez, a missa deve reunir cerca de dois mil fiéis

Publicado em 24/12/2024 às 7:51
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Nesta terça-feira (24), acontecerá a tradicional Missa do Galo, realizada em frente ao Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, realizada às 19h. 

Celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, pela segunda vez, a missa deve reunir cerca de dois mil fiéis.

A Noite de Natal no Derby, tradição que completa 72 anos, é marcada pela presença de autoridades civis e militares, tanto em nível estadual quanto municipal, recebidas pelo comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel César Torres.

O evento terá início às 18h, com apresentações culturais para celebrar a data. O Quartel da PM disponibilizará cadeiras para o público que prestigiar o evento.

Dom Paulo Jackson, por meio das redes sociais, convidou os fiéis: “Não há forma mais bonita de viver o Natal do que participar da Eucaristia, por isso convido você e sua família para a tradicional Missa de Natal no Quartel do Derby, no dia 24 de dezembro”.

O capelão da Polícia Militar de Pernambuco, Padre Augusto César Figueirôa de Arruda, destacou o carinho da organização com os preparativos: “Os que vêm ao Derby, participar da missa presidida pelo arcebispo na Noite Santa, naquele cenário tão especial, aberto e iluminado, demonstram publicamente sua fé e adesão à Igreja”.

História e Tradição

O nome "Missa do Galo" remonta a uma lenda ancestral que conta que um galo cantou fortemente à meia-noite do dia 24 de dezembro, anunciando o nascimento de Jesus. O galo, símbolo de despertar e vida nova, é associado à celebração do Natal.

A primeira Missa da Vigília de Natal, também conhecida como Missa do Galo, no Quartel do Derby, ocorreu em 24 de dezembro de 1952. Presidida pelo capelão militar da época, Dom Ricardo Vilela, bispo emérito da Diocese de Nazaré, as missas eram originalmente realizadas à meia-noite. Contudo, por questões de segurança e para facilitar a circulação das famílias, o horário foi antecipado para a noite da véspera.

Tags

Autor