Porto do Recife cresce quase 50% em movimentação entre 2023 e 2024
Na última quinta-feira, o presidente do Porto e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado detalharam os resultados alcançados
Clique aqui e escute a matéria
O Porto do Recife encerrou o biênio 2023/2024 com um impressionante crescimento de 50% na movimentação de cargas.
O período também foi marcado por investimentos significativos em infraestrutura, com arrendamentos estratégicos de dois grandes galpões e um pátio de cerca de 7 mil metros quadrados, que prepararão o terminal para expansão em 2025.
“Os números que divulgamos hoje, de um crescimento incrível do Porto do Recife nos últimos dois anos, reforçam o seu papel estratégico para o desenvolvimento econômico da nossa região. Além disso, o resultado reafirma o compromisso de todo o Governo de Pernambuco com a eficiência e com a expansão sustentável dos serviços que prestamos. E isso é apenas o começo. Em 2025 temos ainda muito mais a crescer”, comemorou a governadora Raquel Lyra.
Números do biênio
Na última quinta-feira (26), o presidente do Porto, Delmiro Gouveia, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, detalharam os resultados alcançados.
Em 2024, o terminal movimentou 1.785.538 toneladas de carga, um aumento de 25,12% em relação ao ano anterior. Este avanço sucedeu o crescimento de 21,61% registrado em 2023, que já havia revertido o desempenho negativo de 2022 (-9,37%).
Os principais impulsionadores dessa alta foram fertilizantes, açúcar a granel e malte de cevada, com crescimentos respectivos de 43%, 38% e 21%.
Além do aumento na movimentação, o Porto zerou seu déficit tributário e alcançou mais de R$ 88 milhões em faturamento nos últimos dois anos, um avanço de 48,27% nas receitas.
“Esta é uma notícia muito positiva para o desenvolvimento de Pernambuco. O Porto do Recife cresceu quase 50% nesses últimos dois anos. E com esse crescimento da movimentação, equilíbrio das contas e mais receitas, estamos conseguindo financiar obras fundamentais para a melhoria do Porto, para atrair mais empreendimentos e aumentar a nossa capacidade de movimentação. O Porto está se preparando para receber cada vez mais cargas que movimentam a nossa economia”, destacou Guilherme Cavalcanti, durante vistoria nas obras de requalificação do Cais 1.
Investimentos e expansão
Os números reforçam o papel do Porto como um motor para o desenvolvimento econômico regional.
“Estamos concluindo o biênio 23/24 aqui no Porto do Recife com aumento expressivo de quase 50% na movimentação. Isso reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco e da região. Com novos investimentos e obras estruturadoras, traremos mais negócios, gerando mais empregos e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado”, enfatizou Delmiro Gouveia.
Com a projeção de crescimento para 2025, o Porto do Recife arrendou as áreas REC08, REC09 e REC10, que ampliarão a capacidade de movimentação e armazenamento de granéis sólidos e cargas gerais.
Entre os objetivos está impulsionar o polo cervejeiro de Pernambuco, facilitando a importação de insumos como malte, trigo e milho.
“Acreditamos que esses investimentos contribuirão significativamente para a geração de empregos e para a melhoria da renda em Pernambuco”, concluiu Guilherme Cavalcanti.