Ceará registra recorde de transplantes de órgãos e alcança maior marca em 26 anos
O governador Elmano de Freitas comemorou o aumento de 266 transplantes entre 2023 e 2024, destacou a importância do esforço dos profissionais de saúde
Clique aqui e escute a matéria
Em 2024, o Ceará superou a marca de dois mil transplantes de órgãos e tecidos realizados, totalizando 2.029 procedimentos, superando os 1.763 registrados em 2023. Este foi o primeiro ano desde o início das operações de transplantes no estado, em 1998, que esse número foi ultrapassado.
O governador Elmano de Freitas comemorou o aumento de 266 transplantes entre 2023 e 2024 e destacou a importância do esforço dos profissionais de saúde.
“Parabéns aos nossos profissionais de saúde pelo esforço e dedicação. Esse crescimento é fruto das ações para impulsionar as captações no interior do estado, com destaque para os Hospitais Regional do Cariri (HRC), Regional do Sertão Central (HRSC), Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) e Hospital Regional Norte (HRN)”, afirmou.
Eliana Régia Barbosa, orientadora da célula do Sistema Estadual de Transplantes (Cetra) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atribuiu o sucesso ao trabalho eficiente da equipe e à solidariedade das famílias doadoras.
“Não podemos deixar de reconhecer o papel do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, que está sempre atento a essa causa, e a generosidade das famílias doadoras, que renovam a esperança de quem aguarda um transplante”, disse.
Entre os destaques estão os transplantes cardíacos (34), os transplantes de córnea (1.329), que colocam o Ceará no topo do ranking nacional, e os transplantes de fígado (252), que superaram o recorde de 229, alcançado em 2019.
Hospitais como o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), referência em transplantes de coração e pulmão, e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), especializado em córnea, fígado, pâncreas e rim, são destaque na Rede Sesa.
Além disso, o crescimento dos números é atribuído ao fortalecimento das iniciativas de captação de órgãos e à regionalização da saúde, com ações realizadas nos Hospitais Regionais do Cariri (HRC), do Sertão Central (HRSC) e do Vale do Jaguaribe (HRVJ).
Para quem deseja doar órgãos e tecidos, basta comunicar à família o desejo de doação, pois a autorização para o procedimento deve vir de seus familiares. O Ceará realiza transplantes de rim, fígado, pulmão, pâncreas, coração, medula óssea, córnea e válvulas cardíacas.