SESI-PE abre 840 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos em 2025
São 280 vagas para o Fundamental e 560 para o Médio, com duração de 12 meses, voltadas a quem não concluiu os estudos na idade certa
Clique aqui e escute a matéria
O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com inscrições abertas para 840 vagas gratuitas na Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2025.
São 280 vagas para o Ensino Fundamental e 560 para o Ensino Médio, com duração de 12 meses. A iniciativa é voltada para quem não concluiu os estudos em idade apropriada.
As inscrições podem ser feitas até 12 de fevereiro pelo site ou presencialmente em uma das 12 unidades do SESI em Pernambuco. As aulas terão início no dia 18 de fevereiro e serão oferecidas em formato 100% online ou semipresencial, com encontros presenciais nas unidades de Caruaru e Vasco da Gama, no Recife.
As vagas para a EJA Fundamental são destinadas a pessoas com pelo menos 15 anos de idade e que tenham concluído o 5º ano do Ensino Fundamental. Já as vagas para a EJA Médio são voltadas a maiores de 18 anos que desejam finalizar os estudos regulares.
No modelo semipresencial, os alunos devem comparecer à unidade escolhida uma vez por semana, enquanto as aulas online acontecem integralmente à distância.
Segundo Mirella Barreto, diretora de Educação do SESI-PE, a Nova EJA contribui para o crescimento profissional e aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho. "Um diferencial dessa modalidade é o Reconhecimento de Saberes, que considera conhecimentos prévios, formais ou informais, e pode reduzir o tempo de conclusão do curso", destacou a diretora.
Documentação necessária
Para realizar a inscrição, é preciso apresentar:
- Cópias do RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Histórico escolar original (ou declaração de transferência provisória);
- Autodeclaração de baixa renda (modelo disponível no link de inscrição).
O histórico escolar original deve ser entregue presencialmente em qualquer unidade do SESI-PE ou enviado pelos correios para a Casa da Indústria, no Recife.